Criado Comitê Popular de Mobilidade

Proposta foi aprovada em audiência pública

Movimentos organizados da sociedade civil e o Conselho Sindical da Delegacia Regional do Trabalho aprovaram, na tarde desta quinta-feira (dia 27 de junho), a criação, em Santos, do Comitê Popular da Mobilidade. A aprovação ocorreu durante audiência pública sobre Mobilidade Urbana: qualidade de vida e trabalho em Santos e na Baixada Santista, realizada pela Comissão de Vereadores para Qualificação Profissional, presidida por Evaldo Stanislau, líder da bancada do PT.

“Hoje, Santos vive um dia histórico na organização popular, que ganha força na fiscalização das ações do Poder Público na área de mobilidade urbana. Isto inclui a questão do transporte coletivo e também iniciativas para melhorar a malha viária e cicloviária da cidade. O objetivo é garantir avanços que encurtem distâncias e permitam ao cidadão mais tempo no trabalho, no lazer, com a família, na educação”, enfatiza o vereador Evaldo.

Redução da tarifa
Com objetivo de pressionar o Governo Municipal a reduzir ainda mais a tarifa de ônibus em Santos, o líder do PT apresentou uma série de requerimentos, além de um projeto de lei. Num dos requerimentos, o parlamentar defende que toda desoneração de impostos federais, estaduais e municipais se reflita em redução no preço final ao usuário do transporte coletivo.

O vereador também indaga a possibilidade de uma auditoria independente nos itens e valores da planilha de custo da Piracicabana, usados como justificativa para definição do valor da tarifa.

Ao mesmo tempo, requereu cópia das planilhas apresentadas pela empresa nos últimos três anos. “Precisamos dar total transparência ao processo de definição do preço da passagem de ônibus, valor  que toca no bolso do cidadão santista seja ele trabalhador, que usa o sistema, ou empresário, que arca com vale-transporte para seus funcionários”, enfatiza o vereador Evaldo, que juntamente com o companheiro de bancada Adilson Jr, requereu assento permanente aos representantes da oposição na Comissão Municipal de Transportes, recém-anunciada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Desconto
Durante a audiência pública realizada à tarde na Câmara, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Valdir Pestana, afirmou que havia intenção da concessionária de ônibus de oferecer desconto na tarifa como forma de incentivar a compra do cartão transporte pelos munícipes. A medida não se concretizou.

Por isso, o vereador Evaldo apresentou requerimento, cobrando explicações do Executivo das razões que impediram a concretização do desconto que beneficiaria milhares de usuários dos ônibus de Santos.

Por meio de projeto de lei, o parlamentar propõe que seja garantido ao usuário o direito de comprar o cartão transporte com apenas uma passagem. Hoje, a venda mínima é de duas tarifas. “Esta imposição afronta o Código de Defesa do Consumidor”, enfatiza na justificativa da propositura. Além disso, o líder petista também destaca que muitas pessoas realizam apenas uma viagem e não podem ser obrigadas a dispor de um valor para pagar por um serviço que não usarão.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo