Consema vai analisar denúncias

Novos terminais ameaçam bairros

Compartilhe!

3 curtiram
O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) conseguiu mais um importante aliado na luta pela qualidade do ar na Ponta da Praia, no Macuco e no Estuário que sofrem com a poluição gerada pelos terminais de granéis do Porto de Santos. Graças a sua participação na manhã desta quarta-feira (16 de outubro), Banha fez com que o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovasse por unanimidade a criação de uma comissão processante que vai acompanhar as sérias denúncias feitas por ele em torno do processo de instalação de novos terminais no Porto de Santos que vão piorar ainda mais a qualidade do ar dos três bairros.

Participando da 312ª reunião ordinária do Consema, Banha teve direito ao uso da palavra dada pelo presidente do órgão, o atual secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas. O vereador explicou que a redistribuição de terminais portuários feita pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) não está seguindo a orientação prevista no Plano Diretor de Zoneamento Portuário nem o Plano Diretor de Santos. Mais terminais de grãos estão sendo licitados na Ponta da Praia, onde a população já sofre com a poluição existente gerada por similares já instalados no local. Banha lembrou que essas possíveis novas instalações não estão em conformidade com as duas legislações.

“Muitos munícipes tem sérias complicações respiratórias devido a essa movimentação nesses bairros, já confirmada pela Cetesb. Um absurdo essa situação. Como vão dobrar essa capacidade? E o povo de Santos?”, disse Banha.

O vereador também alertou aos conselheiros que vão transformar a Rua João Pessoa, no Centro de Santos, em uma rua muito poluída com a instalação de terminais de fertilizantes. “Em total desacordo com o Plano Diretor. A Rua João Pessoa tem recebido investimentos pesados, tendo potencial para virar a Avenida Paulista de Santos, investimentos como o Tribuna Square e outros edifícios, mas pode virar a Rua do Adubo, em virtude dessa decisão arbitrária da Antaq”.

Banha espera que com o acompanhamento do Consema, a Antaq repense o uso desses terminais e passe a considerar as legislações de uso do solo da Cidade e do porto vigentes diminuindo o impacto para a população santista.

Assessoria do vereador Banha
(13) 3219-6419 / 3211-4130 / 3211-4171
http://banha.com.br/
banha@banha.com.br
http://blogdobanha.blogspot.com.br/
Facebook: http://fb.com/VereadorBanhaII