Conselho da Mobilidade aprova regimento e pauta

Órgão quer melhorar circulação urbana

Compartilhe!

Curtir

O Conselho Popular da Mobilidade aprovou em plenária realizada na noite de quarta-feira (dia 17), o regimento interno do órgão. A reunião ocorreu na Estação da Cidadania e contou com a presença de lideranças comunitárias, do Conselho Sindical da Baixada Santista e Vale do Ribeira, do Fórum da Cidadania, do MPL (Movimento Passe Livre), da UNE (União Nacional de Estudantes), do vereador Evaldo Stanislau e de representantes dos mandatos do vereador Adilson Júnior e da deputada estadual Telma de Souza (todos do PT).

Como ficara definido no encontro que instalou o Conselho, realizado há 15 dias no Sindicato dos Urbanitários, o órgão terá uma atuação regional. O objetivo é a luta permanente por políticas públicas que tragam melhorias no direito ao deslocamento do cidadão na Baixada Santista. Isto inclui mais eficiência no sistema de transporte coletivo, que precisa ser efetivamente público, e também investimentos na malha cicloviária, na revitalização das calçadas e na fluidez do trânsito.

Pelo regimento, a coordenação executiva do Conselho será renovada anualmente, sem direito a reeleição. Além disso, semestralmente, haverá uma avaliação do desempenho, podendo ocorrer substituições decididas em plenária. Outro ponto importante é que a executiva não terá poder isolado de decisões, que obrigatoriamente precisarão passar pelo crivo de assembleias com aprovação de, no mínimo, dois terços dos presentes. As reuniões ordinárias ocorrerão todos os meses, podendo ser convocados encontros extraordinários sempre que necessário.

Pauta
Na plenária de ontem à noite, foi aprovada a pauta com os primeiros pontos de luta. Um deles visa a abrir à população as planilhas de custo e as taxas de lucro das concessionárias do serviço de transporte na região. Outro ponto aprovado é a defesa da realização de auditorias independentes nos dados apresentados por estas empresas ao Poder Público. Esta análise deve ser feita com assessoria técnica do Conselho Popular. A criação da função de auxiliar de bordo nos ônibus é outro objetivo. Inicialmente, estes itens serão discutidos em reuniões com o diretor executivo da Agem, Marcelo Bueno, e com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, mas também devem ser apresentados aos chefes do Poder Executivo das outras oito cidades da Baixada Santista. O próximo encontro ordinário do Conselho Popular da Mobilidade acontecerá no dia 31 de agosto, na Zona Noroeste.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo – (13)3219-1890