Comissão Permanente de Segurança Pública realiza blitz no IML de Santos

Vereadores presenciaram descaso com funcionários e munícipes

Curtir
Nesta segunda-feira (27), a Comissão Permanente de Segurança Pública, composta pelos vereadores Sergio Santana (PR), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) e Bruno Orlandi (PSDB) realizaram uma blitz surpresa no IML de Santos, com  a presença da imprensa local. Os vereadores puderam presenciar o descaso com que o Estado trata os funcionários e munícipes que precisam do serviço.

Um pai, morador da Área Continental de São Vicente aguarda desde sábado à noite a liberação do corpo de seu filho, depois, um senhor que pediram que viesse às 9h, para fazer exame de corpo de delito, e por falta de médico para atender, pediram que voltasse às 14h.

O vereador Antonio Carlos Joaquim afirmou que há três anos tem acompanhado de perto os problemas do IML "Existe um processo em relação as péssimas condições de trabalho dos funcionários; existe um TAC junto com o Ministério Público que não está sendo cumprido. Hoje viemos aqui avaliar como ficou a unidade após os problemas de infiltração causados na última forte chuva. A Unidade reabriu, mas o atendimento é muito ruim, há anos, queremos entender o que ocorre de fato e cobrar as autoridades competentes. Não podemos mais admitir que uma cidade como Santos tenha um serviço tão ruim. às vezes, os médicos demoram porque vem de outras cidades para cobrir a falta de funcionário aqui".

Os vereadores conversaram a portas fechadas com o médico responsável pelo IML e, em seguida, explicaram à imprensa que existem três problemas cruciais: Primeiro, a área era da União, que repassou uma parte para o município outra para o Santos FC, no entanto, até hoje não existe matrícula da área do IML o que inviabiliza o registro do terreno e a legalização dele junto ao Estado; o segundo problema é quem sem a matrícula não existe o registro e , assim, o governo do Estado não pode investir  numa grande reforma no prédio, pois não teria como justificar ao Tribunal de Contas. E o terceiro problema refere-se ao número de funcionários, desde que foi feita a lei da aposentadoria compulsória aos 65 anos, o IML perdeu praticamente 1/3 do seu efetivo. O último concurso foi realizado em 2013, recentemente foi prorrogado e estão chamando as pessoas para tentar repor o quadro.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Sergio Santana, será feita uma Audiência Pública, convidando vereadores de toda a Baixada Santista, uma vez que o IML de Santos, atende 8 cidades da região: Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande (IML de lá está fechado), Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém. Já o IML de Guarujá atende também a cidade de Bertioga.

O vereador Banha, ainda disse que é necessário integrar o IML com o Serviço de Verificação de Óbito. A Prefeitura deve decidir se cederá um outro terreno para o Estado instalar o serviço ou se irá agilizar a matrícula do terreno atual, para que o estado possa fazer uma grande reforma. "Do jeito que está não pode ficar", finalizou.

Assessoria do vereador Banha (PMDB)
Vanessa Ratton
vanessaratton@globo.com