Comissão debate atendimento aos pacientes com câncer

Evento será nesta sexta-feira, às 9 horas

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos promove nesta sexta-feira(6 de dezembro) nova audiência pública. Desta vez o tema será Oncologia, com foco na estrutura de atendimento aos pacientes com câncer na cidade e na Baixada Santista. A iniciativa é do vereador Evaldo Stanislau (PT), presidente do grupo.

A audiência será às 9 horas no Auditório vereadora Zeny de Sá Goulart (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, térreo, Vila Mathias).

Atualmente, a Baixada Santista dispõe de quatro unidades para atendimento oncológico pelo SUS, sendo que três deles ficam em Santos, os hospitais: Guilherme Álvaro, Santa Casa e Beneficência Portuguesa.

O outro equipamento é o Hospital Santo Amaro, em Guarujá. No início dos anos 2000, uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP, sob a supervisão da doutora Marcília de Araújo Medrado Faria, mostrava que os índices de câncer da Baixada Santista eram proporcionalmente mais altos, quando comparados com os de outras regiões do Brasil.

Brasil
Dentro da política estruturante da rede de Saúde Pública no país, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou em novembro a compra de 80 aceleradores lineares, que serão distribuídos em 63 municípios de 22 estados e o Distrito Federal. De acordo com as estimativas do ministério, os equipamentos aumentarão em 25% a oferta de radioterapia no SUS.

Está prevista também instalação de uma fábrica no país que produzirá máquinas para abastecer o mercado nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS opera 248 equipamentos de radioterapia que fazem 9,6 milhões de sessões de radioterapia por ano. Com os novos equipamentos o número passa para 328, com capacidade para 13 milhões de sessões por ano.

Semana passada, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou a estimava cerca de 580 mil casos novos da doença para 2014. De acordo com a publicação "Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil", os cânceres mais comuns na população brasileira no próximo ano serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). Ao todo, estão relacionados os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco e Lane Valiengo