Comissão de Portos debate ferrovias

Frente Parlamentar em defesa do modal é criada

A Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Marítimos da Câmara de Santos, presidida pelo vereador Sandoval Soares (PSDB), recebeu na terça-feira (05 de novembro) o jornalista, advogado e engenheiro civil José Manoel Ferreira Gonçalves, autor do livro “Despoluindo sobre trilhos”.

Durante o encontro, o autor aproveitou para lançar a frente suprapartidária pela volta das ferrovias em Santos, que abriga o maior porto da América Latina, e pedir o apoio dos parlamentares para alavancar esse movimento por todo o país.

A reunião foi realizada na Câmara de Santos e contou com a presença do secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Eduardo Lopes, e do adjunto da pasta, Frederico Abdalla, além do vereador José Teixeira Filho, o Zequinha (PRP), vice-presidente da comissão.

De acordo com Ferreira Gonçalves, a criação da frente suprapartidária pela volta das ferrovias visa amenizar os prejuízos causados pela estagnação do modal de transporte de cargas brasileiro, que impacta diretamente na qualidade dos moradores da Baixada Santista, além de encabeçar a criação de um projeto de lei de iniciativa popular para que o preço total dos fretes seja estampado nas notas fiscais, visando assim sensibilizar toda a opinião pública do país a lutar pelo direito de transformação modal no País.

A intenção de Gonçalves com o encontro foi o de mobilizar as lideranças políticas municipais a cobrarem providências das autoridades federais para que o Porto de Santos deixe de afetar negativamente a vida dos moradores da região, que atualmente sofrem com os congestionamentos na entrada da cidade, arrastões nas estradas, tráfego intenso de caminhões, poluição.

Essa mobilização atingiria também os empresários, que vivenciam diariamente atrasos no embarque e desembarque de produtos e arcam com prejuízos milionários. “E como Santos já liderou movimentos importantes na história do País, acho que esse movimento deveria começar por aqui”, frisou Gonçalves.

O secretário de Assuntos Portuários e Marítimos apoiou o movimento e disse que a ideia vai ao encontro com o que o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, vem lutando nos últimos meses. “Ou começamos a mudar para as ferrovias ou, se continuar como está, daqui a 10 anos, o Porto de Santos e o país vão parar”, enfatizou Lopes.

O vereador Sandoval Soares seguiu a mesma linha: “Quero um porto grandioso, competitivo, mas que respeite a cidade e a população”, disse o parlamentar, que já levou esses problemas para as lideranças do partido, para que providências em âmbito federal possam ser tomadas. O parlamentar ressalta, porém, a importância da preservação dos postos de trabalho dos caminhoneiros da região.

Catharina Apolinário
Assessoria de comunicação