Comissão da Verdade se reúne na Base Aérea

Encontro investiga sobre prisão durante ditadura militar

A Comissão da Verdade Prefeito Esmeraldo Tarquínio, da Câmara de Santos, esteve na Base Aérea, em Guarujá. Liderado pelo vereador Evaldo Stanislau, o grupo entregou ao major aviador Alexandre Jannuzzi Peçanha, comandante da unidade militar, uma lista de questionamentos sobre o período em que o local foi usado como cárcere para presos políticos durante a ditadura
militar.

Entre as pessoas da sociedade civil que acompanharam a reunião estava o funcionário do ITA (Instituto de Tecnologia Aeroespacial), Luiz Paulo Costa, que esteve preso na Base Aérea e no navio Raul Soares. "Aqui, fiquei 15 dias na solitária, sofrendo até 8 horas de interrogatórios diários. Ficávamos em alojamentos, cercados por arame-farpado e com torres de vigilância. Lembrava um campo de concentração", recordou.

Apresentadas formalmente pela Comissão da Verdade, 21 questões sobre aquele período serão encaminhadas pelo comandante da Base Aérea ao Setor de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira. Segundo o major aviador Jannuzzi todo o acervo de documentos da unidade militar estaria hoje em posse do Arquivo Nacional, em Brasília. “Vamos buscar todas as informações
que esclareçam esta página quase esquecida da história”, enfatizou o vereador.

Na reunião, ao lado do parlamentar e do comandante da Base, o ex-preso político Luiz Paulo procurou identificar o local onde teria sido instalado o cárcere, observando uma gravura com o mapa da unidade militar. Depois, o grupo verificou in loco a área apontada por Luiz Paulo como possível sede da prisão, onde funciona a Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes desde a década de 1970.

A partir do depoimento do ex-preso político, a Comissão da Verdade apura exatamente onde e durante quanto tempo funcionou a prisão na Base Aérea. O objetivo é também identificar mais pessoas que ficaram encarceradas no local e o que aconteceu com elas. Também participaram do encontro o vereador Igor Melo (PSB), representantes da vereadora Fernanda Vanucci (PPS) e o presidente do Fórum da Cidadania, Célio Nori.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo