Comissão da Verdade mostra a luta das mulheres

Evento acontece hoje, quarta-feira dia 19, às 19h, na UniSanta

Curtir

As mulheres que lutam ontem e hoje é o tema da segunda audiência pública da Comissão da Verdade da Câmara de Santos, presidida pelo vereador Evaldo Stanislau (PT). O evento será realizado hoje, quarta-feira dia 19 de junho, a partir das 19h, no Consistório da UniSanta (Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão). Na primeira reunião pública da Comissão Prefeito Esmeraldo Tarquínio, a discussão girou em torno do navio prisão Raul Soares.

“Será um resgate de umas das páginas mais importantes de nossa história, como no caso das mulheres que participaram ativamente da luta pela redemocratização do Brasil, sofrendo duramente com a mão de ferro dos órgãos de repressão da ditadura militar”, enfatiza o vereador Evaldo, que é líder do PT no Legislativo de Santos. Naquele período, centenas de mulheres foram presas, torturadas e mortas. “A própria presidenta Dilma Rousseff é uma sobrevivente”.

Sob coordenação do vereador Evaldo Stanislau, o evento terá como uma das debatedoras a advogada Sônia Morozetti, dirigente do PCB à época das lutas de resistência à ditadura militar. Outra participação será da professora Lúcia Maria Teixeira Furlani, que falará sobre Patrícia Galvão (a Pagu) e a participação política das mulheres no Brasil. Por fim, haverá um depoimento de Débora Maria da Silva, coordenadora do movimento Mães de Maio, que reúne familiares dos mortos durante confrontos entre o Estado e uma facção criminosa, em maio de 2006.

Conforme explica o presidente da Comissão da Verdade, o objetivo da audiência também será mostrar que, ao longo da história brasileira, as mulheres dedicaram e dedicam suas vidas à luta para ampliar direitos e expandir sua participação nos espaços de poder. Da mesma forma, dar voz àquelas que não se calam diante da violência do Estado que tira vida de seus entes.

“Nesse sentido, a Débora, do movimento \'Mães de Maio\', está para a luta pelo esclarecimento das mortes dos jovens em maio de 2006 como esteve a estilista Zuzu Angel para esclarecer o assassinato de seu filho pelo regime militar”, conclui o vereador Evaldo.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo