Comissão da Verdade: lançamento nesta quarta-feira

Entidades que atuam na área da Cidadania e Direitos Humanos participarão do evento na Câmara

Buscar a verdade sempre é tornar a sociedade cada vez forte, os indivíduos mais resistentes, mais conscientes. É fazer da vida algo mais consistente e transparente. Por isso mesmo será especial o lançamento oficial da Comissão da Verdade do Município de Santos Prefeito Esmeraldo Tarquínio, que acontece nesta quarta-feira, dia 27, às 18 horas, na Câmara Municipal.

O presidente da comissão é o vereador dr. Evaldo Stanislau (PT) e fazem parte ainda os vereadores Douglas Gonçalves (DEM), Carlos Teixeira Filho (PSDB), Igor Martins de Melo (PSB), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Fernanda Vannucci Brugger Capodicasa (PPS) e José Teixeira (PRP).

Além de entidades que atuam na área da Cidadania e Direitos Humanos, participarão do ato o representante  da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Gilles Gomes; o deputado estadual Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo; o jornalista e escritor Antonio Carlos Fon e Denise Maria de Morais Santana Fon, ambos do Comitê Paulista pela Memória e Justiça; Rosa Maria Cardoso da Cunha, da Comissão Nacional da Verdade; Ivan Seixas, coordenador da Comissão da Verdade estadual; além de familiares de perseguidos políticos e cassados falecidos, de pessoas que ficaram presos no tristemente célebre navio prisão Raul Soares, lideranças políticas, sindicalistas e trabalhadores.

Santos e a Baixada Santista foram durante atingidas pelo golpe de 64 e, agora, o vereador dr. Evaldo espera que a investigação a respeito do período sirva de alerta para que nunca mais aconteçam atentados contra a democracia, a liberdade e os direitos individuais. Além disso, há o objetivo de conscientizar as gerações mais jovens sobre as consequências funestas de se desrespeitar a Constituição e, principalmente, a dignidade humana.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Lane Valiengo e Reginaldo Pacheco