Comemoração dos 50 anos do Camps

Solene aconteceu no ultimo dia 29/11

Compartilhe!

2 curtiram
O plenário e as galerias da Câmara Municipal de Santos estiveram lotadas pelas comemorações dos 50 anos do Camps (Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social) realizadas na quarta-feira à noite (29/11). Execução dos hinos Nacional e de Santos, discursos emocionados e entregas de flores e placa fizeram parte da solenidade que reuniu autoridades e convidados.

Oficialmente, o Camps completa seu cinquentenário hoje (30). A solenidade obedeceu ao Decreto Legislativo de 11 de março de 2017, de autoria do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, que também fez o discurso de saudação à instituição, que tem como finalidade, a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho e o exercício de sua cidadania, disponibilizando uma série de disciplinas para sua capacitação.

Antes de sua explanação, Banha quebrou o protocolo e fez uma homenagem a Severino Jorge da Silva, um dos funcionários mais antigos do Camps, bastante estimado pelo seu companheirismo junto aos aprendizes. Ele foi convidado a compor a mesa recebendo muitos aplausos.

Banha que, ainda adolescente, iniciou sua preparação no Camps, fez uma retrospectiva da importância da entidade em sua vida e que, ao longo desses 50 anos, formou mais de 100 mil jovens. Lembrou que hoje, o Camps reúne 1200 jovens e tem parcerias com mais de 200 empresas da Região.

“Fui da época que os aprendizes do Camps eram chamados de patrulheiros. Hoje a instituição reúne jovens de ambos os sexos. Todos são preparados não só para o mercado de trabalho mas, também, para a vida já que o foco da formação é fortalecer a autoestima dos jovens, estimulando-os a conquistar  seus ideais pessoais e profissionais”.

Ele citou também personalidades da Cidade que se iniciaram no Camps, como José Augusto do Rosário (Cônsul Honorário de Portugal); Marcelo Machado da Silva (Juiz de Direito); Marcos Nascimento (gerente da MSC Shipping Costa Rica) e dos vereadores  Sérgio Santana e Lincoln Reis, entre outros.

Pioneirismo 

O presidente do Camps, Elias Francisco Jr, por sua vez, agradeceu a Câmara Municipal e, em especial, ao vereador Banha pela honraria.  Ele fez um histórico da instituição que foi fundada em 30 de novembro de 1967 e que tem sua sede no Canal 3.

Lembrou que o Camps foi o pioneiro do patrulheirismo no Município e, ao longo desses anos, foi capitaneado por homens das mais diversas profissões, que não mediram esforços em prol da entidade. “O Camps é um exemplo para a Cidade e Região sempre formando gerações de novos talentos que tiveram a oportunidade do 1º emprego e cresceram, profissionalmente, destacando-se em vários segmentos”.

Ao final da solenidade, o presidente do Camps recebeu uma placa alusiva à data ofertada pela Câmara Municipal. Sua mãe Alzira Maria Silva foi agraciada com flores entregues pela vereadora Audrey Kleys, que dirigiu os trabalhos da mesa. A sessão contou ainda com a participação do Juiz de Direito - Marcelo Machado Silva; do Delegado Titular da Polícia Civil – Luiz Henrique Artacho; do Secretário de Gestão – Carlos Teixeira Filho e de Watson Travassos, do Conselho Deliberativo do Camps, entre outros. 





Assessoria de comunicação – Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim  

Álbum de Fotos