Codesp tem 60 dias para apresentar plano de gestão do Porto

Declaração foi dada pelo secretário de Assuntos Portuários

Curtir

“A Codesp é a autoridade portuária e cabe a ela a gerência do Porto com a participação dos terminais, por meios modernos, e o ordenamento do tráfego. Vamos cobrar a apresentação deste plano de gestão em um prazo de 60 dias”, declarou o secretário José Eduardo Lopes, durante reunião com o vereador Douglas Gonçalves (DEM).

O parlamentar esteve na secretaria acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e dos Arrumadores de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião (Sintrammar), Francisco Erivan Pereira, que mostrou ao secretário a realidade do trabalhador portuário. “Temos problemas com a qualificação do trabalhador avulso. O sindicato faz essa qualificação, mas sem parcerias, o que torna tudo mais difícil”, explicou Erivan.

O secretário José Eduardo questionou o presidente do Sintrammar sobre a participação do Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP) na rotina do sindicato e disse que vai dinamizar o CENEP. Erivan falou ainda sobre a conteinerização do açúcar, que acaba causando impacto nos trabalhadores. “Confesso que tinha uma outra ideia deste processo. Na minha visão, é uma evolução irreversível.  Mas podemos dialogar com empresários e representantes dos trabalhadores para buscar sempre a melhor solução”, declarou o secretário.

Douglas Gonçalves levantou a questão do estacionamento de caminhões, problema que vem se arrastando há anos. “Entra governo, sai governo, e o problema não é resolvido. Sou filho de trabalhador portuário. Havia uma época em que o Porto era a razão de ser de Santos. Nosso porto bate recordes, mas o trabalhador e o turista estão sendo penalizados”, destacou o vereador.

O secretário disse ao vereador que o problema do estacionamento de caminhões foi exatamente o primeiro tema tratado pela secretaria com o Ministério Público. “Temos opções que estão avançando, como um estacionamento rotativo e determinadas áreas disponíveis, além de outras questões que ainda estão muito primárias”, revelou. “Cabe à Codesp o ordenamento do tráfego”.

Com relação à Medida Provisória 595, José Eduardo lamentou o atual formato da MP. “Ela é extremamente centralizadora. Se for aprovada, perdemos a capacidade de intervir e promover correções no processo de decisão, ocorrendo um esvaziamento das autoridades portuárias. Além disso, o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) deixaria de ser deliberativo e passaria a ser consultivo. Com isso, o trabalhador e a cidade perdem”.

O secretário explicou que se a MP 595 for aprovada, as atribuições da Codesp serão transferidas para Brasília e isso interferirá nos resultados da empresa, de economia mista, e na economia local. “Não acreditamos que a MP será aprovada desta maneira. Prova disso é o grande número de emendas que recebeu (645). Ela precisa ter reajustes”.

O presidente regional da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Paulo Sabóia, também participou da reunião. Para Paulo, é importante a continuidade do diálogo entre a secretaria e as entidades representativas dos trabalhadores, para que se alcancem resultados positivos.

O vereador Douglas Gonçalves pretende ter outras reuniões com o secretário para estreitar o relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo. “Estamos iniciando o mandato e há muitos temas a serem tratados, pois o Porto interfere diretamente na economia local e precisa ter toda a atenção das autoridades. Vamos trabalhar sempre em defesa dos interesses do trabalhador”, declarou o líder do DEM.

Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves
Telefone: (13) 3211-4100 ramal 4293