Ciclovia desativada pode dar lugar à faixa móvel

No José Menino, via seria exclusiva para ônibus

1 curtiu

Em Santos a ciclovia do José Menino foi recentemente transferida para a calçada da praia para dar mais segurança aos ciclistas. E agora a antiga ciclovia no meio da avenida será desativada. Diante disso, o professor Kenny (DEM) pensa que seria interessante estudar a implantação na ciclovia desativada de uma faixa móvel reversível exclusiva para ônibus de transporte coletivo de passageiros.

Kenny explica que a faixa móvel consiste em inverter o sentido de circulação de faixas de rolamento de uma determinada via em função dos horários em que existe maior demanda de tráfego, normalmente durante o pico de veículos da manhã e do final da tarde, em razão dos deslocamentos diários entre o local de trabalho ou estudo e de moradia.

O vereador lembra que na cidade de São Paulo, conforme se observa no site oficial da CET paulistana, as faixas reversíveis são utilizadas desde 1986. Atualmente são montadas e desmontadas por dia 15 faixas reversíveis, sendo cinco destas exclusivas para ônibus.

O efeito da medida seria que o sentido São Vicente/Santos, no período de pico da manhã, ganharia uma faixa a mais para o transporte coletivo de passageiros. E, no final da tarde, o sentido Santos/São Vicente teria mais uma faixa exclusiva de ônibus, procurando-se evitar os congestionamentos frequentes na divisa dos municípios.

Por esta razão, o professor Kenny indicou ao senhor prefeito, na sessão da Câmara de 16 de maio, uma avaliação do setor competente no sentido de se implantar uma faixa reversível exclusiva para ônibus de transporte coletivo de passageiros na ciclovia desativada do José Menino.

Assessoria do vereador Kenny
(13) 3219-5126 / 3211-4290 / 3211-4291