Centenário das Bandeirantes é comemorado na Câmara Municipal

Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim foi o autor da propositura

Discursos, homenagens e execuções dos Hinos Nacional e de Santos integraram a pauta das festividades alusivas ao Centenário do Dia da Federação de Bandeirantes do Brasil, quarta-feira à noite, na Câmara Municipal. No evento, que contou com a participação de todas as integrantes do Núcleo das Bandeirantes de Santos, além de autoridades e convidados, o Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, autor da propositura, proferiu o discurso de saudação.

Em seu pronunciamento, Banha enalteceu a classe das bandeirantes e fez um histórico do movimento que surgiu na Inglaterra, por influência de Baden Powell, que também fundou o Escotismo. Junto com sua irmã, Agnes Baden Powell, em 1909, criou o Girl Guides, movimento feminino que desenvolve uma série de atividades sociais, objetivando formar jovens solidárias e conscientes de seu papel na sociedade.

“As atividades solidárias e voluntárias são de grande importância, razões pelas quais vocês Bandeirantes são pessoas especiais, pois realizam um trabalho de humanização, retidão de caráter e alta relevância social, que permite também fortalecer os laços de família e as noções de cidadania”, ressaltou Banha.

No Brasil, o movimento surgiu, em 1919, no Rio de Janeiro, como FBB (Federação das Bandeirantes do Brasil). O nome Bandeirantes surgiu por iniciativa do professor Jonatas Serrano que buscou na história do Brasil, “os desbravadores”, ou seja aqueles que vão a frente e abrem caminho. Em Santos, o Movimento Bandeirantes começou em 15 de novembro de 1942 dentro das instalações do Colégio Stella Maris.

Hoje a entidade tem sede própria na Rua Jurubatuba, 157, na Ponta da Praia e reúne 60 integrantes com crianças e jovens. O núcleo de Santos é o mais antigo do Estado de São Paulo, com 77 anos de fundação, sendo declarado de utilidade pública em 2018, por iniciativa do Vereador Banha.

A presidente do Núcleo Bandeirantes de Santos, Tatiana Fernandes, e a coordenadora, Cláudia Brazão, agradeceram a homenagem e também fizeram um breve histórico do movimento e do Nucleo de Santos. “Formamos jovens aprendizes, que agregam conhecimentos, e se pautam pelo respeito e cidadania”, ressaltou Tatiana.

Ao final da solenidade, Tatiana Fernandes foi agraciada com uma placa alusiva a data, em nome da direção do núcleo. A presidente estadual da Federação das Bandeirantes, Paula Gobbis recebeu flores. A cerimônia foi presidida pelo Vereador Rui de Rosis e contou com a participação do vice-prefeito, Sandoval Nascimento Soares.

Assessoria de Imprensa do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB)
vereador-banha@uol.com.br
banha@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-6419 – 3211-4100 (ramais 4171 / 4214 / 4130)