CDCDHPD realiza audiência para debater Plano de Contingência de Inverno

Crédito: Nair Bueno - Diário do Litoral

Crédito: Nair Bueno - Diário do Litoral

A Comissão de Defesa da Cidadania, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência - CDCDHPD realizou uma audiência pública para construção de um Plano Municipal de Contingenciamento de Inverno para pessoas em situação de rua.

A audiência contou com a presença das representações do Movimento Nacional da População de Rua, lideranças comunitárias, Jornal Vozes da Rua, Conselho Municipal de Assistência Social, Vicariato para Dimensão Social da Evangelização da Diocese de Santos, Universidade Católica de Santos e trabalhadoras e trabalhadores que atuam diretamente com as pessoas em situação de rua. A Prefeitura se fez presente através das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde, além da participação da Guarda Civil Municipal.

O encontro foi conduzido pela vereadora Débora Camilo (PSOL), que é presidente da Comissão, da qual participam também as vereadoras Telma de Souza (PT) e Audrey Kleys (PP).

Dentre as intervenções, Laureci, que compunha a mesa através do Jornal Vozes da Rua salientou que "não se deve falar da rua sem a rua presente", relembrando o quão importante é que a pessoa que está em situação de rua seja parte da construção do plano e de qualquer outra política pública.

O conjunto das intervenções demonstrou a necessidade urgente de um plano de contingência de inverno permanente na cidade, que amplie e aprimore a rede já existente, a fim de evitar que qualquer pessoa morra de frio por falta de política pública. O Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, junto com um grupo de trabalho voltado para a garantia de direitos, elaborou um documento para subsidiar a Prefeitura na construção do Plano, que a Comissão apresentará ao Prefeito.

Álbum de Fotos