Capacitação para multiplicadores do programa Família Acolhedora

Aula será ministrada no próximo dia 2 de agosto, às 15 horas, virtualmente

Curtir
     A Escola do Legislativo e da Cidadania oferece, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos, uma capacitação para multiplicadores do programa Família Acolhedora. A aula será ministrada no próximo dia 2 de agosto, às 15 horas, virtualmente. O conteúdo será apresentado pelo sociólogo Rodrigo Salvador Lachi, chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), e pela assistente social Rayssa Ramos Barja, apoio técnico da Coordenadoria de Proteção Social de Alta Complexidade da SEDS.

Instituído em lei municipal, o Família Acolhedora incentiva a promoção de um ambiente familiar para bebês, crianças e adolescentes retirados de seus pais, temporária ou permanentemente, até que se recuperem do conflito que motivou o afastamento, ou, ainda, até que possa ocorrer a adoção.

O objetivo da capacitação é dar luzes ao trabalho de acolhimento institucional e familiar, trazer elementos de análise para a reflexão sobre o tema, visando a desconstrução de estereótipos sobre o acolhimento institucional e, principalmente, sobre o perfil das crianças que ficam acolhidas nas famílias acolhedoras, assim como diminuir o número de crianças direcionada à institucionalização do Município, através da ampliação do cadastro de famílias acolhedoras.

O conteúdo aborda direitos das crianças e adolescentes, e ao acolhimento institucional no âmbito da política de assistência social. A capacitação também é voltada aos interessados na proteção dessas crianças e adolescentes, como agentes do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, estudantes de cursos como serviço social e psicologia, ou até mesmo famílias que queiram aderir ao Programa, que prevê uma ajuda financeira para os custos com o acolhimento. A aula também busca informar sobre o trabalho executado no Município e construir uma rede de multiplicadores, para difundir o Programa e para que mais famílias façam a adesão à iniciativa.

INSCRIÇÕES - Os interessados em obter a certificação devem se inscrever, assistir à transmissão, e, posteriormente, responder ao formulário encaminhado previamente por e-mail. Após a realização, o conteúdo será disponibilizado para interessados inscritos em Ensino à Distância EAD. As apresentações serão realizadas por meio virtual, com transmissão pelo canal oficial da Câmara de Santos no youtube e nas redes sociais.

Participe, aprimore seus conhecimentos e colabore com a eficiência do trabalho da sua equipe. Estamos à disposição para mais esclarecimentos através do telefone 3211-4154 e pelo e-mail escoladolegislativo@camarasantos.sp.gov.br.

Álbum de Fotos