Camps se integra ao Programa Karatê Comunitário

O programa é baseado na Lei de autoria do Vereador Banha

Compartilhe!

3 curtiram
O Camps (Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional de Santos) é a mais recente entidade que integra o Programa Karatê Comunitário “Mestre Shinzato” promovido pela Prefeitura de Santos. A aula inaugural foi realizada no sábado à tarde, na sede do Centro (Avenida Washington Luiz, 2 Vila Mathias) reunindo dirigentes da entidade, alunos e o grupo de professores formados pela Associação Okinawa Shorin-Ryu Karatê-Do do Brasil, que serão responsáveis pelas aulas gratuitas. 

O programa é baseado na Lei 3.232/2105 de autoria do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, envolvendo a Prefeitura e a FPK (Federação Paulista de Karatê). A iniciativa visa retirar crianças e adolescentes ociosas das ruas, além de adultos e idosos, em condições de vulnerabilidade, para serem inseridas na doutrina do karatê com aulas gratuitas promovidas em escolas, igrejas, associações, clubes de servir etc. Ele contribui ainda para melhor preparo esportivo e formação moral e espiritual. As faixas etárias reúnem pessoas de cinco a 80 anos.

O Programa Karatê Solidário é desenvolvido ainda em nove núcleos distribuídos na cidade. São eles: Anália Franco, Educandário Santista, Botafogo AC, Sociedade Melhoramentos do Bairro da Encruzilhada, Projeto Esculpir (mercado municipal), Igrejas São José Operário (Macuco) e Margarida Maria (Zona Noroeste) e Centro Cultural do Morro da Nova Cintra.

Camps

No Camps as aulas serão realizadas sempre aos sábados com duas turmas: um das 13 às 14 h e das 14 às 15h ministrada pelo professor Matheus Caldas, faixa preta – 1º Dan. Estão inscritos no programa mais de 50 alunos de ambos os sexos e várias faixas etárias. 

Aula inaugural

Na explanação da aula inaugural, o Mestre Masahiro Shinzato explicou o objetivo do programa e ressaltou a filosofia do Karatê. “Antes de formamos o atleta queremos formar o cidadão de bem. O Karatê é um caminho de retidão, além da preparação física e mental pressupõe respeito, disciplina e formação de caráter”, ressaltou o Mestre, faixa preta 9º Dan.
Também foi realizada uma demonstração de kata e kumitê pelos professores Matheus Caldas, Claudio Gomes, Rogério Ong e Andrea Mesquita que empolgou os alunos.

Para o Vereador Banha, autor do programa, ele é importante fator de inclusão social e um freio contra a violência. “O esporte é um caminho para a recuperação física e social. No caso do Karatê proporciona uma filosofia de paz, equilíbrio emocional e disciplina para uma melhor qualidade de vida”, ressaltou o parlamentar.




Assessoria de Comunicação – Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos