Campanha: Adulto Consciente, Criança Protegida

Objetivo é alertar sobre acidentes

Compartilhe!

3 curtiram

É com a preocupação de unir esforços para proteger crianças com idades entre zero e 14 anos, que o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) criou o programa “Adulto Consciente, Criança Protegida”, em Santos. A lei prevê a promoção de ações e campanhas informativas, em instituições e órgãos públicos da cidade, sobre a ocorrência e formas de prevenção de lesões acidentais em crianças.
 
O vereador lembra que cerca de 6 mil crianças morrem todos os anos no Brasil vítimas de acidentes, e outras 140 mil são hospitalizadas no mesmo período. Os números têm como base pesquisa da ONG Criança Segura, e visam alertar pais e responsáveis por crianças nos primeiros 14 anos de vida sobre os riscos em tarefas cotidianas, e a necessidade de tomar procedimentos básicos no sentido de evitar acidentes dentro de casa.
 
Para a coordenadora regional da ONG Criança Segura em Curitiba, Alessandra Françóia, pesquisas envolvendo acidentes com crianças são fundamentais para o apontamento das causas reais das ocorrências. No site da entidade é possível observar os principais acidentes separados por cada faixa etária, e os diferentes riscos que a criança está exposta em suas fases de desenvolvimento.
 
A lei do vereador Banha tem por objetivo promover cursos, palestras, aulas e publicações capazes de informar e conscientizar o maior número possível de pessoas sobre os riscos e orientar quais os melhores procedimentos para evitar novos acidentes.
 
“Essas ações, sejam palestras, cursos ou por meio de campanhas, devem informar as principais lesões acidentais, conforme faixa etária, as principais causas de morte, conforme faixa etária, identificadas por pesquisas, assim como sintomas indicadores de que a criança possa ter sofrido algum tipo de trauma acidental. Também devem ser fornecidos caminhos nas redes públicas para buscar ajuda em caso de emergência e quais as primeiras medidas a serem tomadas até o atendimento por um profissional competente”, alerta.
 
O objetivo de Banha é oferecer conhecimento a quem não tem acesso à informação pelo site e conscientizar a população, especialmente os pais e responsáveis e professores que atuam diariamente com crianças e pré-adolescentes. “É nosso dever proteger as crianças, oferecer a elas subsídios para crescerem e se desenvolverem em um ambiente seguro e feliz”.

Assessoria do vereador Banha
Paulo Roberto
(13) 9173 6365