Caminho Jurubatuba pode voltar a ser rota de trilha para turistas

A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata do fomento

Compartilhe!

2 curtiram
A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata do fomento a Economia Solidária, o vereador Lincoln Reis (PL) que apresentou na Câmara de Santos requerimento (nº1137/2019) dirigido à SABESP com o propósito de Incentivar o Turismo de Base Comunitária do bairro do Caruara, com a reabertura das trilhas em Jurubatuba, visando gerar trabalho e renda para moradores da região.

Uma reunião com um grupo interessado e comprometido para que essa proposta se torne realidade em breve, foi realizada com a presença do Superintendente da Unidade de Negócio Baixada Santista SABESP, Sérgio Bekerman, Valéria César da Costa, Responsável pelo departamento de Ecoturismo da Secretaria de Turismo de Santos, Renato Marchesini - Bacharel em Turismo e gestor de Projetos da Caiçara Expedições, Ângela Cardoso Guimarães - gestora assessoria de comunicação da SABESP, Sandra Cristina Assumpção de Moraes, moradora e presidente da Associação das Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário da Área Continental de Santos - MUDECOM ÁREA CONTINENTAL DE SANTOS, Jonathan dos Santos Nascimento, jovem morador de Caruara, selecionado pelo Instituto Procomum pelo empreendedorismo no Turismo de Base Comunitária do Caruara, Marcos José Gomes da Silva representante da subprefeitura da Área Continental de Santos, especialista nas trilhas da região, Alessandro Assumpção Barbosa morador de Caruara e integrante TBC CARUARA.

Ainda será realizada uma visitação no local para avaliação de entrada, controle de acesso e de carga de visitantes permitidos e após todas as avaliações realizadas será feita uma minuta para um novo convênio onde as agências de turismo interessadas em percorrer os Caminhos do Jurubatuba terão que se cadastrar na Secretaria de Turismo de Santos para atender a todos os requisitos, e terão que utilizar monitores da comunidade para gerar trabalho e renda para os moradores locais.

“A retomada das operações na Trilha do Jurubatuba, vem ao encontro da Economia Solidária, que é gerar trabalho e renda para a área continental de Santos, através do Turismo de Base Comunitária do Caruara”, explica Lincoln Reis.

Sobre a trilha

A trilha ecológica é uma importante ferramenta para desenvolver a Educação Ambiental e social dos educandos, pois é uma maneira prática de combinar a observação e contato direto com a fauna, flora e topografia de uma região.
Cenário de muitos acontecimentos da história do Brasil, a área foi Sesmaria de Brás Cubas, o fundador de Santos. Pelo rio já se deslocaram embarcações com índios, colonos, e mais recentemente inúmeras “chatas” com carregamento de bananas.

Em tupi-guarani, Jurubatuba significa “Lugar Feliz”. Seu vale apresenta rica vegetação de Mata Atlântica, que abriga exemplares da fauna nativa, que com sorte e técnica podem ser avistados.
Todo o percurso é realizado nas proximidades dos Rios Jurubatuba-Mirim e Jurubatuba, tendo duas travessias que não apresentam nenhuma dificuldade, apenas molha-se os pés.
No final deste trecho de ida chega-se em dois poços formados pelo próprio rio, cercado por muito verde. A abundância e pureza de suas águas são responsáveis pelo importante sistema de captação existente, que abastece o município de Guarujá, sob administração da Sabesp.

Além da magnifico bioma de Mata Atlântica e recursos hídricos, o local possibilita a possibilidade do envolvimento, pertencimento e geração de renda para os moradores do entorno da área continental de Santos e Agências de Turismo regional.




Gilda Lima | Assessora de imprensa
Gabinete do vereador
Lincoln Reis (PL)
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1- 1o. andar - sala 8
11013 - 360 - Santos – SP
Telefone: (13) 3201-4199 / (13) 98177-7518

Álbum de Fotos