Câmara presta homenagem aos 15 anos da UNIFESP Baixada Santista

O evento acontece na noite desta terça-feira (03), no Plenário Oswaldo de Rosis

Unifesp é a primeira universidade pública instalada na Região

1 curtiu

A implantação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Baixada Santista ocorreu em 2004, com o início dos primeiros cursos. A Unifesp é a primeira universidade pública instalada na Região. Para celebrar seus 15 anos, a Câmara Municipal de Santos promoverá uma sessão solene na terça-feira (03), às 19 horas, no Plenário Oswaldo de Rosis. A vereadora Telma de Souza é autora do Projeto de Decreto Legislativo que concede a homenagem.

O sonho de implantação da universidade pública na Região já vinha de muitas décadas. A Baixada Santista possuía tradição na oferta de cursos no Ensino Superior pelas instituições particulares, com uma grande concentração em Santos. A criação da universidade pública regional é um marco na democratização do acesso ao Ensino Superior para os moradores do litoral paulista. Em 2004, o Governo Federal iniciou a realização das turmas.

Para o diretor do Campus Baixada Santista, o Professor Doutor Odair Aguiar Júnior, o momento é especial porque a homenagem pelos 15 anos de trajetória da Unifesp na Região acontece no momento em que a Universidade celebra seu Jubileu de Prata, com 25 anos de atividades. “Poderemos fazer uma prestação de contas, mostrando a sociedade nossas potencialidades, serviços e feitos em nível de pesquisa, ensino e extensão. Também é momento de agradecer pela homenagem proposta e a sociedade da Baixada Santista, que tem, cada dia mais, estreitado uma relação de trabalho, afetiva e profícua. É com muita alegria, satisfação e honra que comemoramos estes 15 anos”, destaca Aguiar Júnior.

Números
O diretor do Campus Baixada Santista elenca ainda os números da Universidade na Região. Ao todo, são nove cursos de graduação e oito de pós-graduação oferecidos a mais de 3 mil alunos. As atividades envolvem ainda 250 professores, 120 técnicos administrativos e 100 trabalhadores terceirizados.

Trajetória
Os primeiros cursos implantados tinham modalidade sequencial específica e duração de dois anos. Os graduados receberam diploma de nível superior em Educação e Comunicação em Saúde e Gestão em Saúde. As aulas começaram em setembro de 2004. No ano seguinte, em outubro de 2005, foi assinada a criação definitiva do campus pelo Ministério da Educação. As aulas já aconteciam na Baixada há um ano.
Com o avançar dos anos, houve ampliação dos campus e novas áreas de conhecimento passaram a integrar a grade de cursos da instituição na Região. No fim de 2005, foi realizado o primeiro vestibular para os cursos de Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física (Bacharelado – Modalidade: Saúde, Fisioterapia e Nutrição.
As turmas iniciadas em 2004 foram diplomadas em outubro de 2006. Três anos depois, em 2009, teve início o curso de Serviço Social. A entrega oficial da sede própria da Unifesp Baixada Santista ocorreu durante em fevereiro de 2012.

Álbum de Fotos