Câmara instala a Comissão da Verdade %u2018Esmeraldo Tarquínio'

Grupo assinou termo de cooperação com as comissões estadual e nacional

Um misto de emoção pela lembrança dos perseguidos pela repressão com a convicção de que é preciso estar sempre vigilante para que aqueles momentos nefastos não se repitam marcou o ato de instalação oficial da Comissão da Verdade ‘Prefeito Esmeraldo Tarquínio’, criada pela Câmara de Santos.

O evento aconteceu no dia 27 de março, quatro dias antes do 49º ‘aniversário’ do golpe militar de 1964. A solenidade foi coordenada pelo vereador Evaldo Stanislau (PT), presidente do grupo que reúne ainda outros seis parlamentares.

“Caberá a nós assegurar o futuro democrático, pleno e equilibrado, onde o mérito e as conquistas sejam do indivíduo, mas as oportunidades de vida sejam de todos!”, enfatizou o vereador Evaldo, ressaltando ainda o simbolismo de hoje o Brasil ser governado pela presidenta Dilma Rousseff, que foi presa e torturada pelos órgãos da repressão. “E que, sem revanchismo, e até com ternura, governa o Brasil para um tempo de fartura”, completou.

Emocionado, Esmeraldo Tarquínio Neto agradeceu muito a homenagem ao pai e afirma estar certo de que a Comissão da Verdade irá realizar um trabalho ímpar para o resgate da memória daqueles que foram injustiçados pela Ditadura Militar. O evento também foi marcado pela celebração de um termo de cooperação entre a comissão santista e as de caráter estadual e nacional. O objetivo é o compartilhamento das investigações realizadas por cada uma.

Presenças
Além de entidades que atuam na área da Cidadania e Direitos Humanos, participaram do ato o representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Gilles Gomes; o deputado estadual Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo; a deputada estadual Telma de Souza (PT); a ex-deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT); Denise Maria de Morais Santana Fon, do Comitê Paulista pela Memória e Justiça; Rosa Maria Cardoso da Cunha, da Comissão Nacional da Verdade; Ivan Seixas, coordenador da Comissão da Verdade estadual; além de familiares de perseguidos políticos e cassados falecidos, de pessoas que ficaram presos no tristemente célebre navio prisão Raul Soares, lideranças políticas, sindicalistas e trabalhadores.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo