Câmara homenageia Movimento

Solenidade acontece nesta sexta-feira, dia 9, às 19h

Compartilhe!

1 curtiu
O Movimento Mães de Maio receberá nesta sexta-feira (9 de maio) a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas. A solenidade, de iniciativa do vereador Evaldo Stanislau (PT), acontece às 19h, no plenário Dr. Oswaldo De Rosis, na Câmara de Santos.

Débora Maria da Silva, fundadora do grupo, receberá a homenagem em nome do movimento.

O movimento Mães de Maio foi fundado em maio de 2006, em função da morte de centenas de pessoas em diversas cidades pela polícia. Calcula-se que o número de vítimas chegue a 450, embora o total possa ser ainda maior.  Desde então, as Mães de Maio lutam pelo reconhecimento oficial de que ocorreu um massacre patrocinado pelo Estado, com a execução de uma imensa maioria de jovens negros e moradores de bairros periféricos.

O grupo tornou-se referência em casos de violência, principalmente a gratuita e injustificada. E luta contra todo tipo de violência, para que ninguém esqueça, que maios como aquele nunca mais se repitam.

Para o vereador Evaldo Stanislau, um Estado de verdade precisa admitir as suas culpas e falhas para merecer respeito, em vez de utilizar o poder para agir como juiz e carrasco.

Prêmio nacional
Em dezembro do ano passado, Débora recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff, o prêmio Direitos Humanos, maior condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas e jurídicas que se destacam nesta área. “Vamos juntos superar esse cenário de mortalidade da juventude. Porque a história de um grande país não se faz com uma juventude sendo objeto de violência. Se faz com a juventude viva”, afirmou a presidenta ao entregar o prêmio para Débora.
 

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890