Câmara homenageia a Ordem Estrela do Oriente

“Congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares da solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e respeito a um Ser Supremo”. Esses princípios e valores foram destacados pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, na homenagem ao Dia da Ordem Paramaçônica Estrela do Oriente.

A solenidade foi realizada sexta-feira à noite, na Câmara Municipal de Santos, com a participação de membros da Ordem, autoridades civis e militares e convidados. A sessão solene contou com a execução dos hinos Nacional e de Santos, discurso e homenagens.

Em seu discurso de saudação, o Vereador Banha enalteceu a instituição santista, que além de maçons, engloba também uma significativa participação de mulheres em seus quadros. “Queridas Irmãs da Estrela do Oriente vocês são mulheres obstinadas, guerreiras e que desenvolvem um trabalho incansável em prol da Maçonaria e da sociedade. Por vossos merecimentos recebam desta Casa Legislativa essa singela homenagem e os sinceros votos de congratulações”.

A Estrela do Oriente foi representada por Maria Lorivan de Oliveira Esmerini, Digna Matriarca do Capítulo Sete de Setembro nº 9 da Ordem de Santos. Ela fez um breve histórico da ordem paramaçônica que teve sua origem no ano de 1850, fundado pelo Grão Mestre Roberto Morris, em Kentucky. Dos Estados Unidos, a Ordem se propagou por vários continentes do planeta.

“Ela lembrou que, em Santos, a Ordem completará 18 anos e reúne cerca de 50 integrantes mulheres com vínculos e parentesco maçônico que desenvolvem trabalhos de benemerência, ajudando creches e instituições de caridade. “Só no primeiro semestre deste ano, a Ordem já prestou ajuda a várias instituições do Município com doações de alimentos, roupas, lençois e material de limpeza. A Ordem realiza um trabalho social com os pacientes com Câncer em Barretos e com a Organização Médicos sem Fronteiras”, disse Maria Lorivan completando que a instituição também apoia outra loja maçônica, a Rainbow Girls (Meninas do Arco Íris) e está ligada a Ordem Internacional das Filhas de Jó.

No evento, o Vereador Banha ofertou uma placa de comemoração e um ramalhete de flores a Maria Lorivan, que retribuiu a gentileza ofertando um troféu ao parlamentar, com os símbolos da Estrela do Oriente.

A sessão solene foi presidida pelo Vereador Geonísio Aguiar Os trabalhos da mesa também contaram com as presenças do secretário de Gestão, Carlos Teixeira, que representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa; Marco Antonio Esmerini (Estrela da Ordem) e de Sandra de Melo Bertozo Corralo, digna grande matriarca da Ordem de São Paulo.

Edson de Brito
Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1 - 2º andar, sala 10 - Vila Nova, Santos - SP

Álbum de Fotos