Câmara e Conselho Sindical promovem oficinas

Evento vai debater a qualificação profissional

Para debater os empregos que serão criados no futuro imediato, o nível de remuneração, e a necessidade de os trabalhadores participarem da construção do futuro da comunidade, fortalecendo tanto os sindicatos quanto a própria sociedade, entre outras questões fundamentais, terá início nesta quarta-feira, 10 de abril, o ciclo de oficinas sobre Trabalho e Qualidade de Vida. Trata-se do resultado de uma  parceria entre a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da qualificação, presidida pelo vereador Dr. Evaldo Stanislau (PT), e o Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira.

A abertura será feita pelo secretário nacional do Plano de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz, que falará sobre as ações do PAC na Baixada Santista e as oportunidades de trabalho que surgirão com a implantação dos projetos previstos para a Região. Após a palestra inicial, serão formados grupos de discussão, que apresentarão as conclusões na Plenária final.

O momento não poderia ser mais oportuno, tendo em vista que Santos  recebeu na última semana o Congresso de Municípios, quando a Ministra Mirian Belchior falou exatamente sobre as múltiplas ações do PAC na região.

O presidente da CEV, vereador Evaldo Stanislau (líder do PT), destaca que as oficinas seguintes abordarão os temas Pré-Sal, Educação, Emprego, Habitação, Mobilidade Urbana, Saúde e Turismo. O objetivo principal é debater as questões que envolvem as transformações do mercado de trabalho atual, formalizar propostas dirigidas ao Legislativo, por meio da elaboração de um documento final, e promover a participação efetiva do trabalhador na vida comunitária das cidades.

O parlamentar faz questão de observar que o evento terá um caráter pioneiro,  exatamente por promover o debate entre os sindicalistas e a sociedade como base para a construção de  um documento de referência sobre a região, para ser utilizado por legislativo, executivos e futuros candidatos. Além disso, servirá como matriz para ações públicas.

Fazem parte também da CEV os vereadores Sergio Santana (PTB) e Roberto de Jesus (PMDB).

O evento terá início às 13 horas, no auditório do SinHoRes, Avenida Conselheiro Nébias  365. Participarão do ciclo representantes sindicais, trabalhadores de diversas áreas, empresários, técnicos, membros das três esferas de governo e organizações sociais.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco e Lane Valiengo