Câmara denuncia fila de espera na saúde ao ministério público

Pacientes chegam a esperar até quase quatro anos para serem atendidos

Compartilhe!

1 curtiu
Pacientes chegam a esperar até quase quatro anos para serem atendidos
 


A demora de quase quatro anos para conseguir uma consulta com especialista ou uma cirurgia eletiva, aquela que pode ser programada, é realidade comum em Santos. A situação é similar para uma consulta com geriatra. A cidade possui grande concentração de idosos e a consulta com um especialista da área pode demorar 33 meses. Mais de 30% das demandas por especialidades apresentem tempo de espera maior do que um ano.
 
Recentemente, houve a denúncia do caso de um paciente que necessitava, com urgência, de uma cirurgia de próstata que nunca foi marcada. Houve ainda o falecimento de um idoso que ficou internado por várias semanas esperando tratamento cirúrgico vascular.
 
Assim como a consulta com o médico geriatra, um paciente aguarda 32,8 meses para passar por um infectologista. Já o atendimento com neurologista, oftalmologista, nutricionista, ortopedista e traumatologista demora, respectivamente, 23, 21, 21 e 18 meses.
 
A partir das respostas dadas pela Secretaria a um requerimento da vereadora Telma de Souza, foi constatado que uma consulta com cirurgião dentista protesista parcial, por exemplo, pode demorar 43,8 meses. 
 
A vereadora Telma de Souza protocolou, na tarde de quarta-feira (18), uma denúncia no Ministério Público sobre a fila de espera no atendimento em Saúde no município de Santos. Telma preside a Comissão Parlamentar de Saúde e Higiene da Câmara Municipal e recebeu confirmação da própria Secretaria Municipal de Saúde acerca da demora de quase quatro anos para consultas, exames de especialidades e oferta de cirurgias eletivas.

Álbum de Fotos