Câmara de Santos realiza audiência sobre suicídio

O debate contará com a presença de especialistas e autoridades, conforme programação abaixo

Compartilhe!

2 curtiram
A Câmara de Santos vai debater, em audiência pública às 14:30 desta sexta-feira (5/5), medidas de prevenção e enfrentamento ao suicídio, motivadas especialmente pelos efeitos ocasionados pelo jogo Desafios da Baleia Azul. Proposto pela vereadora Telma de Souza (PT), o debate contará com a presença de especialistas e autoridades, conforme programação abaixo.
 
A audiência será promovida pelas comissões de Direitos Humanos e de Saúde, das quais Telma é presidente, e dos colegiados de Educação e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Casa, presididos respectivamente pelos parlamentares Audrey Kleys e Fabiano Batista Reis. A ex-prefeita de Santos ainda apresentou requerimento sobre as ações de prevenção e conscientização feitas nas escolas sobre suicídio.
 
"O suicídio é um tema muito mais amplo do que um jogo criminoso que induz à morte. O suicídio abrange uma série de fatores sociais e psicológicos, que precisa vir à luz para buscar medidas de prevenção, para conscientizar a população e para aprimorar as políticas públicas de atenção aos que procuram o encerramento da vida e seus familiares", avalia a vereadora.
 
BALEIA AZUL - Originado na Rússia, o jogo Desafios da Baleia Azul (Blue Whale Challenge, em inglês) está colocando em risco a vida de crianças e adolescentes com acesso à internet de todo o mundo. A inspiração do jogo é uma crença popular, segundo a qual a baleia azul seria capaz de se suicidar, causando o encalhe proposital na praia. O jogo consiste em incitar os participantes, geralmente em grupos secretos de redes sociais, a completar 50 desafios, entre eles insultos aos pais, mutilações e, por fim, o suicídio.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, os desafios podem estar relacionados com a morte de mais de 130 jovens, especialmente na Europa. No Brasil, diariamente surgem casos que podem ter relação com o jogo - entre eles na Baixada Santista - e, pelo menos, um caso já foi confirmado. Em diversos países do mundo, como França e Inglaterra, as escolas têm feito comunicados alertando as famílias de seus alunos para terem especial atenção com este jogo e o comportamento de seus filhos.
 

SERVIÇO: O debate acontecerá na Sala Zeny de Sá Goulart, no Castelinho, sede da Câmara Municipal de Santos, à Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1, Vila Nova, Santos. Mais informações pelo telefone (13) 3219-1890.
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 

14:30 - 14:50

Abertura com presidentes das Comissões de Direitos Humanos, Saúde, Educação e Criança e Adolescente e autoridades

14:50 - 15:00

Roberto Tykanori - médico, professor universitário, ex-coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde

15:00 - 15:10

Maria Izabel Calil Stamato - psicóloga, doutora em Psicologia Social, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos (UniSantos)

15:10 - 15:20

Luciana Cescon - psicóloga, mestre pela Unifesp com estudo sobre prevenção ao suicídio

15:20 - 15:30

Cássia Zottis - perita criminal, farmacêutica, mestre em Neurociência pela Universidade Federal do Paraná

15:30 - 15:40

Mariza Galvão - mestre, teóloga, filósofa e professora de Psicologia

15:40 - 15:50

Renato Caetano Jesus – coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) e voluntário há 34 anos

15:50 - 16:20

Manifestações da plateia

16:20 - 17:00

Considerações finais





ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA TELMA DE SOUZA
(13) 3219-1890
imprensatelma@telmadesouza.com.br