CÂMARA APROVA HOMENAGEM PELOS 120 ANOS DO BUTANTAN

O papel do Instituto foi determinante para o Plano Nacional de Imunização

Curtir
A Câmara Municipal de Santos aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 03/2021, que confere homenagem ao Instituto Butantan pelos seus 120 anos. O papel da instituição está sendo determinante para o enfrentamento à transmissão do novo coronavírus.

Na maior crise sanitária da história mundial, a pandemia de Covid-19, o desenvolvimento de uma vacina se transformou numa verdadeira corrida contra o tempo. Sem a pesquisa e a produção de milhões de doses da vacina Coronavac, realizadas pelo Butantan, não existiria um plano de imunização da população brasileira.

O Butantan celebrou a data no último dia 23 de fevereiro e a propositura de homenagem é de autoria da vereadora Telma de Souza e foi aprovada por unanimidade. A trajetória do Instituto tem início a partir de uma crise sanitária originada no Porto de Santos, por um surto de peste bubônica. A Administração Pública Estadual criou um laboratório de produção de soro de combate à peste.

Em fevereiro de 1901, o Butantan foi reconhecido como instituição autônoma, tendo sido seu primeiro diretor o médico sanitarista Vital Brazil, grande cientista e pesquisador biomédico brasileiro. A instituição teve também papel de destaque no enfrentamento à gripe espanhola, entre 1918 e 1920. Já na década de 60, foi determinante o desenvolvimento da vacina oral contra a poliomielite.

Atualmente, os laboratórios e fábricas do Instituto produzem 12 soros contra o envenenamento por diversas espécies de cobras, escorpiões, aranhas e lagartas, e contra difteria, tétano, botulismo e raiva e sete vacinas contra raiva, HPV, Hepatite A, Hepatite B, Influenza Trivalente, H1N1 e DTPa.

Álbum de Fotos