Bandeirantes comemoram 99 anos

Solene aconteceu no plenário da Câmara

Compartilhe!

1 curtiu
O Dia da Federação de Bandeirantes do Brasil foi comemorado na quarta-feira (16/08), na Câmara Municipal de Santos, em grande estilo, com discursos emocionantes, homenagens e execuções dos Hinos Nacional e de Santos. O evento reuniu integrantes e diretoria do Núcleo das Bandeirantes de Santos, além de autoridades e convidados que lotaram o plenário. O discurso de saudação foi proferido pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, também autor da propositura de homenagem à entidade que completou 99 anos.

O parlamentar fez um histórico do movimento que surgiu na Inglaterra, por influência de Baden Powell, que também fundou o Escotismo. Denominado Girl Guides, o movimento feminino desenvolve uma série de atividades de cunho social, ecológico, cívico e lúdico comprometidas com a formação de pessoas solidárias e conscientes de seu papel na sociedade.

No Brasil, o movimento foi criado em 1919, no Rio de Janeiro, como FBB (Federação das Bandeirantes do Brasil). O nome Bandeirantes surgiu por iniciativa do professor Jonatas Serrano que buscou na história do Brasil, "os desbravadores", ou seja aqueles que vão a frente e abrem caminho.

Em Santos, o Movimento Bandeirantes começou em 15 de novembro de 1942 dentro das instalações do Colégio Stella Maris e perdurou por vários anos. Hoje a entidade tem sede própria na Rua Jurubatuba, 157, na Ponta da Praia e reúne 60 integrantes com crianças e jovens. O núcleo de Santos é o mais antigo do Estado de São Paulo e foi declarado de utilidade pública no 1º semestre deste ano de 2018 por iniciativa do Vereador Banha.

"Bandeirantes vocês são pessoas especiais, pois são forjadas com o intuito de desbravadoras e imbuídas de conhecimentos, treinamentos, amor ao próximo, compaixão e perdão. Voces são exemplos de uma família maravilhosa. O mundo é melhor porque vocês existem", destacou Banha.

Já a presidente do Núcleo das Bandeirantes de Santos, Tatiana Fernandes, em sua fala agradeceu a homenagem e também fez um breve histórico do movimento. Ela ressaltou que as "Bandeirantes, em Santos, formam un núcleo de vanguarda com relevantes serviços prestados a sociedade sempre em nome dos valores sociais como trabalho, ética, responsabilidade e respeito à cidadania. Aprendemos com o passado, nos focamos no presente sempre com visão no futuro".

Ao final da solenidade, a presidente de honra do Núcleo Bandeirantes de Santos, Margô Alves de Brito, foi agraciada com arranjo de flores. A diretoria da instituição recebeu uma placa alusiva a data. A cerimônia foi presidida pelo Vereador Rui de Rosis e contou com a participação do vice-prefeito, Sandoval Nascimento Soares, entre outras autoridades.





Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1 - 2º andar, sala 10 - Vila Nova, Santos - SP

Álbum de Fotos