Banda Regimental da PM é homenageada na Câmara Municipal

Os 120 anos da Banda Regimental Militar do Comando do Policiamento do Interior (CPI/6) foram intensamente comemorados na noite de quarta-feira (18), na Câmara Municipal de Santos. Proposto pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, que também fez o discurso de saudação, a sessão solene reuniu autoridades civis e militares, membros do Legislativo e convidados.

No evento, que teve as execuções dos Hinos Nacional e de Santos, o Vereador Banha, além do discurso de saudação fez a entrega de uma placa ao coronel Rogério Pedro Silva, comandante do CPI/6, alusiva ao aniversário da Banda Musical, que reúne um corpo de 20 músicos e tem como maestro, o 2º sargento Leandro Serafim Gonçalves.

Em seu pronunciamento, Banha discorreu sobre um histórico da Banda que foi fundada em 20 de setembro de 1899, em plena era republicana, pelo então intendente municipal Adolpho Vaz Guimarães. Ressaltou que ao longo dos anos, a corporação musical abrilhantou uma série de eventos de grande importância nacional e internacional.

Entre os festejos constam o 10º aniversário da Proclamação da República; a inauguração da Ponte Pênsil (São Vicente, 1914); a recepção aos aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que fizeram a travessia do Oceano Atlântico com o hidroavião Luzitânia (década de 20). “A banda também participou da solenidade de abertura do clássico entre Santos e Benfica, pelo mundial de clubes e recepcionou a Tocha Olímpica, durante sua passagem pela Cidade de Santos, nas Olimpiadas de 2016”, relembrou Banha.

Lembrou do virtuosismo de seus músicos e dá riqueza do repertório musical que vai desde marchas, hinos e dobrados até temas infantis, religiosos, natalinos e clássicos da Música Popular Brasileira. Ao longo do tempo, além da admiração do público a banda colecionou títulos como tetracampeão de Bandas do Estado de São Paulo no período de 1969 a 72, entre outros. “Reitero aqui a minha satisfação e o júbilo de poder homenagear uma banda que leva alegria e acalenta os corações da população”, salientou o parlamentar santista.

O coronel Rogério Silva Pedro agradeceu a homenagem do Vereador Banha e da Câmara. Lembrou da satisfação de comandar um efetivo de militares, que além do papel operacional de propiciar segurança a população procura manter a tradição da corporação trazendo também cultura, alegria e lazer com as apresentações da Banda Musical. “Nosso grupo faz história e nos honra mantendo a tradição da Instituição Militar”, ressaltou o coronel.

A solenidade de quarta-feira foi presidida pelo Vereador Manoel Constantino dos Santos e contou com as presenças dos capitães Flávio Ponciano e Eliziário Neto, ambos do CPI/6 e do sargento Jailton Morais, que representou a Unidade de Brigada Antiaerea do Exército, entre outros.

Assessoria de Comunicação do Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos