Bancos desrespeitam e oneram o consumidor

Banha fez requerimento pedindo resposta

1 curtiu
O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim requereu, em sessão, no plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira (06/11), que a Casa oficie o chefe do executivo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que expliquem o porquê da não autenticação mecânica (chancela) no boleto bancário de pagamentos na própria via do cliente.

Essa prática tem gerado insatisfação e reclamações dos clientes e usuários da rede bancária, em geral, que consideram a medida um retrocesso. Isto porque, na hora do pagamento, o caixa do banco só autentica a parte do boleto que fica retida no estabelecimento. Já a via do cliente (o canhoto) não é autenticado. O banco emite apenas um comprovante de papel térmico amarelado e o grampeia na via.

“Isso não é o ideal, pois além de gerar mais gasto de papel, o prazo de validade do comprovante é curto se apagando em pouco tempo, o que pode prejudicar o cliente para uma futura prova material do pagamento da fatura. Para se resguardar o usuário é obrigado a tirar uma cópia do pagamento se onerando mais”, destaca o parlamentar santista.

Segurança quantos a queda de marquises

Quantas inspeções periódicas foram realizadas em edificações e marquises em Santos? A indagação foi feita também pelo vereador Banha em requerimento enviado ao Executivo durante a mesma sessão da Câmara Municipal.  O questionamento tem por finalidade garantir a segurança e o diagnóstico das edificações por meio de vistoria especializada, utilizando-se de laudo para emitir parecer acerca das condições técnicas (uso e manutenção) com avaliação do grau de risco à segurança da população.

Edson de Brito
Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim