Auxílio para problema de visão

Projeto é de autoria do vereador Fabiano

Problemas na visão como miopia (dificuldade para enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e astigmatismo (a imagem fica desfocada e embaçada devido alteração na córnea) são cada vez mais comuns. E para auxiliar as pessoas que sofrem com algum desses transtornos, principalmente as de baixa renda, o vereador Fabiano Reis apresentou, no dia 05/03, projeto de lei que institui o Banco de Armações de Óculos em Santos.

Em virtude do custo relativamente alto para a compra de óculos ou para realização de tratamentos, muitas pessoas acabam optando por não resolver o problema de visão da maneira adequada. Dessa forma, acabam adquirindo óculos de baixa qualidade e, muitas vezes, até abdicam do acompanhamento médico.

Segundo Fabiano, o projeto visa diminuir tais custos, incentivando assim as pessoas a cuidarem de sua visão. “A nossa intenção é que o Município forneça as armações gratuitamente, o que já reduzirá consideravelmente o valor do óculos, restando apenas a colocação das lentes”, explica o vereador.

Caso aprovado, o Banco de Óculos funcionará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fará a classificação dos objetos doados para a posterior distribuição. O Banco destina-se exclusivamente ao atendimento de pessoas comprovadamente carentes, mediante cadastro e controle realizados por assistentes sociais e/ou servidores designados pelo Município.

“Por ser um projeto movido a doações, a ação estimulará a participação da sociedade, promovendo assim a importância da ajuda ao próximo”, completou o vereador.

Gabinete do Vereador Fabiano Reis
Assessor de Imprensa: Jackson de Paula – MTb 59.315