Aulas on line de Iniciação Política começam em Agosto

A instituição alemã Fundação Konrad Adenauer (KAS) renovou parceria com a Escola do Legislativo

A pré-inscrição já pode ser realizada

A  instituição alemã Fundação Konrad Adenauer (KAS) em parceria com a Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara Municipal de Santos oferecerá um curso On Line sobre de Iniciação Política. As aulas terão início em agosto, em três dias, 05,06 e 07, das 16h às 17h30, e a pré-inscrição  já pode ser feita, serão 150 vagas.

A primeira turma que aconteceu na Baixada Santista foi presencial, em março deste ano, focado para jovens do Ensino Médio. O sucesso foi tanto que a instituição dará uma nova turma para a cidade, mas em função da pandemia, as aulas serão on line pela plataforma Zoom. Qualquer jovem ou adulto interessado pode participar.

O objetivo principal de oferecer um conteúdo capaz de alterar a relação do sujeito comum com a política. O programa é fundamental para consolidar o compromisso com a democratização da política, levando-a de forma suprapartidária à sociedade. Além disso, parte expressiva daquilo que se discute em sala de aula é tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de boa parte dos vestibulares do país, de documentos delimitadores de conteúdos do MEC e de processos seletivos de empresas que contratam jovens aprendizes. O curso é resultado de uma parceria entre o presidente da Câmaras Municipal de santos, vereador Rui de Rosis e a Associação Paulista das Escolas do legislativo e de Contas (APEL).

Segundo o coordenador do curso, que é doutor em Ciências Políticas pela USP, Humberto Dantas: “formar eleitores conscientes e cidadãos ativos é o intuito maior da equipe e das atividades desenvolvidas. As ações foram inspiradas em princípios essenciais da filosofia política, que associam a consolidação da democracia a duas bases fundamentais: participação e informação/educação. A primeira, numa democracia representativa, está associada à garantia do sufrágio universal (voto) e a segunda às questões de acesso formal, por meio de mecanismos de educação, ao conteúdo necessário à compreensão política e eleitoral.

Histórico – Os cursos de política oferecidos pela Fundação KAS nasceram do interesse direto de alunos de mestrado e doutorado do Departamento de Ciência Política da USP de levarem adiante aspectos centrais de nossa democracia. A partir de 2003, as ações começaram a ser disseminadas sob os mais diferentes formatos em diversas parcerias, com destaque para organizações públicas, empresas e instituições do terceiro setor. Ao grupo inicialmente composto por seis cientistas políticos se juntaram diversos profissionais que hoje compõem uma rede de mais de 30 integrantes. Ao todo, seguramente, é possível relatar o envolvimento direto desses integrantes em mais de 700 ações dessa natureza. A parceria aqui descrita, especificamente, conta desde 2008 com o apoio financeiro da Fundação Konrad Adenauer (KAS) e de uma empresa do mercado financeiro a partir de 2015, e formou 210 turmas e mais de onze mil alunos.
O curso discutirá seis temas: Tema 1 – Democracia e o futuro da política – aula teórica (dia 1); Tema 2 – Ética e política – atividade em grupo (dia 1); Tema 3 – Direitos essenciais e cidadania – aula teórica (dia 2); Tema 4 – Demandas e direitos – atividade em grupo (dia 2); Tema 5 – Estrutura do Estado Brasileiro – aula teórica e Tema 6 – Conquistas e organização da sociedade – atividade em grupo.

Currículo do Coordenador do Curso:

Prof. Dr. Humberto Dantas - Graduado em Ciências Sociais pela USP com mestrado e doutorado em Ciência Política; o Professor universitário desde 1999 com experiência na USP, FAAP, São Camilo, Anhembi Morumbi, EPD, LFG, Anhanguera, Ibirapuera, Insper, FCG, FGV, ESA-OAB e ENAP; o Coordenador de cursos de pós-graduação MLG-CLP e FESP-SP; o Professor e coordenador em mais de 700 cursos de formação e iniciação política; o Pesquisador pós-doutorando da Fundação Getúlio Vargas; o Head de Capacitação do CLP; o Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e Fecomércio-SP; o Comentarista político da Rede Vida de Televisão e blogger do portal Estadão.

Serviço

Inscrições pelo telefone: 3211-4133 ou escoladolegislativo@camarasantos.sp.gov.br

Álbum de Fotos