Audiência discute a implantação do Centro de Referência em Endometriose

Compartilhe!

3 curtiram
 O atendimento às mulheres com endometriose na região, em breve, será realidade com a implantação de um centro de referência para o tratamento da doença pelo SUS, no Hospital dos Estivadores, em Santos. 
 
 A iniciativa, pioneira na rede pública da Baixada Santista, vai oferecer uma equipe especializada de médicos para atender pacientes que, em sua grande maioria, aguardam até dois anos por tratamento pelo Sistema Único de Saúde na Capital. Para debater esse assunto será realizada no dia 18 de junho, uma audiência com o tema “Planejamento para a instalação do Centro de Referência em Endometriose no Município de Santos”.  A iniciativa é da vereadora Audrey Kleys (Progressistas), que também é presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal. 

 Audrey está à frente da causa desde o ano passado quando foi procurada por representantes do movimento EndoMulheres BS. Entre as reivindicações estava o direito do tratamento da doença pela rede de saúde sem ter que se deslocar para São Paulo. A vereadora levou a questão ao Ministério da Saúde, em Brasília, além da Diretoria Regional de Saúde, DRS-4, para falar sobre a falta de estrutura e de atendimento especializado.
 
Após inúmeras tratativas junto à secretaria de saúde de Santos, o secretário Fábio Ferraz anunciou a implantação do Centro de Referência em Endometriose, no Hospital dos Estivadores. “Hoje existem cerca de 50 mil mulheres na região com a doença. Muitas deixam de trabalhar, de estudar e se afastam do convívio social. Por isso a implantação deste centro vai oferecer a nova oportunidade na vida dessas pacientes”, conclui Audrey. 
 
Para Flávia Marcelino, representante do movimento EndoMulheres BS, esta é uma grande conquista. “O Centro de Referência  é a realização de um sonho para as mulheres que precisam se tratar e ter qualidade de vida”, afirma. 
 
O especialista em endometriose, Dr Guilherme Karam, vai participar do encontro e fará uma palestra onde tirará dúvidas e falará sobre o tratamento da doença. Ele será um dos médicos que vai auxiliar na implantação deste centro. “Essa possibilidade representa um dos maiores desafios para gestores em saúde e implica num esforço coletivo entre poder público e sociedade civil para resguardar direitos fundamentais da Mulher”.

 
A audiência será no auditório Zeny de Sá Goulart, a partir das 19 horas. A Câmara Municipal fica na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova. 




Vanessa Machado
Assessoria Vereadora Audrey Kleys
 

Álbum de Fotos