Aprovado projeto que restaura mandatos cassados

Outra proposta apresentada institui a Semana da Memória

1 curtiu

O primeiro projeto do vereador Evaldo Stanislau (PT) aprovado pela Câmara de Santos tem um simbolismo especial. A iniciativa visa restaurar, simbolicamente e postumamente, os mandatos de prefeitos e vereadores santistas cassados em 1947 e apartir do golpe militar de 31 de março de 1964. Apresentada no início do ano pelo líder da bancada do PT, a proposta recebeu apoio unânime dos atuais vereadores.

Entre os que tiveram os mandatos usurpados pela ditadura militar, os prefeitos Esmeraldo Tarquínio e José Gomes e os vereadores João Inácio de Souza e Luiz Roberto Corvo. Além destas lideranças políticas, o projeto de Evaldo também restabelece os mandatos de 14 vereadores santistas que foram impedidos de atuar em 1947, por integrarem os quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), cujo registro fora cancelado e assim levado à clandestinidade.
“Santos tinha uma tradição de ser celeiro da ousadia, da inovação, do inconformismo, das atitudes de vanguarda. Por isso, foi duramente castigada pelos regimes de exceção. Nada vai apagar o mal que foi praticado contra nossa cidade, nossa gente, nosso povo. Mas, é uma honra imensa poder contribuir para restabelecer a verdade histórica e o resgate de pessoas que sofreram perseguições pelo fato de pensarem de forma divergente aos governos de plantão”, enfatiza o vereador, que é presidente da Comissão da Verdade Prefeito Esmeraldo Tarquínio.

Semana da Memória

No mesmo sentido de resgate da história, o vereador Evaldo Stanislau apresentou outro projeto de lei, instituindo a Semana da Memória no calendário oficial de Santos. O período será celebrado anualmente entre os dias 25 e 31 de março, visando impedir que caíssem no esquecimento às arbitrariedades praticadas pelos governos militares.

Para isso, entre outras ações, está prevista a promoção de atividades nas escolas da cidade, alusivas aos desrespeitos à vida, às liberdades e à cidadania, praticados a partir do golpe militar de 31 de março de 1964.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo