O ano de 2017 foi um período de grande aprendizado. Exercer o cargo de Vereador, fazendo jus à confiança depositada por milhares de eleitores, não é nada fácil. Muitos desafios, muitas cobranças, muitas dúvidas, mas sem dúvida nenhuma, muitas conquistas e vitórias. E tendo como norte o lema de seu mandato, compromisso com o cidadão, o Vereador Augusto Duarte (PSDB) termina esse ano com grandes expectativas para o futuro.
“Estar Vereador é um grande desafio, já que ninguém faz política sozinho e muitas de nossas vontades e ideias acabam barradas por dependerem de outras pessoas para serem colocadas em prática. Mas, tenho convicção que 2018 será um ano melhor, com a economia se estabilizando um pouco mais e a vida das pessoas se tornando um pouco mais fácil. Todos querem transformar o país e sabemos que teremos uma grande oportunidade de fazer isso nas próximas eleições. Sem dúvida 2018 será um ano decisivo”, afirma o Vereador.
Durante o primeiro ano de mandato, foram mais de 370 trabalhos apresentados em plenário, durante as sessões ordinárias e extraordinárias, entre requerimentos, indicações, projetos e moções de interesse público. O trabalho de fiscalizar o Executivo assim como propor novas soluções para problemas da cidade ou apenas apontar algo que precisa ser corrigido, foram os principais focos dessas proposituras. Inúmeras indicações apontando necessidades de manutenção pela cidade foram atendidas, assim como também foram recebidas várias respostas de requerimentos que possibilitaram que alguns Projetos de Lei fossem criados, como o que obriga a divulgação do telefone, endereço e sitio eletrônico, bem como o e-mail e demais canais de comunicação da Ouvidoria do Município nas repartições públicas, obras públicas e carnês de impostos em Santos, sempre priorizando a transparência e o livre e fácil acesso dos munícipes aos Órgãos competentes. Esse Projeto já foi aprovado e publicado no D.O. da Cidade e aguarda que outros sigam seus passos, como o que estabelece critérios diferenciados de desembarque, no período noturno, de mulheres, idosos e deficientes físicos no sistema de transporte coletivo da cidade ou o que obriga a divulgação de listagens dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do Município.
Essas respostas também auxiliaram que as destinações de Emendas do Orçamento para 2018 fossem definidas. Falando em Emendas, o Vereador Augusto Duarte destinou verbas parlamentares para a Santa Casa de Santos, para o Hospital da Zona Noroeste, para a aquisição de equipamentos para as Agentes Comunitárias e treinamento de pessoal em órgãos ligados diretamente à saúde no Município, entre outras ações na área da saúde. O Esporte, a Cidadania e a Assistência Social também foram contemplados com essas verbas e assim diversas práticas de incentivo ao esporte e promoção à cidadania serão subsidiadas e difundidas pela cidade. Além de auxiliar na ampliação das equipes que fazem abordagem social de crianças e adolescentes em situação de rua ou trabalho infantil.
O dia a dia do mandato foi bem agitado, pois como Presidente da Comissão Permanente de Obras, Habitação Social, Serviços Públicos e Transportes, o Vereador realizou audiências públicas, com temas importantes e muitas vezes polêmicos, como obras atrasadas, urbanização do Dique da Vila Gilda e regularização dos aplicativos de transporte na cidade. Esse último tema gerou inúmeras discussões e por isso o Vereador realizou diversas reuniões com as categorias envolvidas no conflito e ainda chegou a intermediar o diálogo com o Executivo. Além das que presidiu, também participou de outras audiências que discutiram temas como saúde pública, moradia, finanças, mobilidade urbana e assistência social, sempre de forma crítica, questionando os representantes dos órgãos envolvidos presentes em cada uma dessas ocasiões.
“2018 será um ano muito importante para o mandato. Quero apresentar logo nas primeiras sessões, em fevereiro, um Projeto de Lei para regulamentar a atuação dos aplicativos de transporte em nossa cidade. Entendo que todas as cidades do país estão aguardando uma Lei Federal, mas enquanto isso não acontece, não podemos mais perder arrecadação como estamos fazendo no momento. Quero também concentrar esforços para achar soluções reais e efetivas que urbanizem e melhorem as condições de vida dos moradores da região do Dique da Vila Gilda. Trabalhei por muitos anos em contato direto com aquelas famílias, e de outras regiões de grande vulnerabilidade também, e não podemos mais aceitar o descaso das autoridades com eles. Com certeza esse será o meu grande desafio para 2018”, finaliza o vereador Augusto Duarte.