Aplicativo para localizar desaparecidos

Compartilhe!

1 curtiu
Um projeto inovador e revolucionário assim pode ser definido o Programa Código de Alerta Desaparecidos (CAD) que visa dar proteção às crianças e pessoas que não estejam em pleno gozo de suas faculdades mentais, em caso de desaparecimento e que possa resultar em rapto ou sequestro. O projeto de lei sobre a matéria foi apresentado pelo Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim na última plenária da Câmara Municipal.

O programa foi baseado em um fato ocorrido nos Estados Unidos, com o sumiço de uma criança de 6 anos que foi sequestrada em uma grande loja de departamentos. Duas semanas depois foi encontrada apenas sua cabeça, mas seu corpo não, causando grande comoção. Na nação americana, o projeto recebeu o nome de "Código Adam" e ajudou a resolver vários casos. Ele também foi implantado com muito êxito no Canadá.

"Às vezes, vemos mães e pais desesperados em shoppings centers e hipermercados procurando por crianças que, por um descuido, se perderam. A criação do CAD pode mudar essa situação", esclarece o Vereador Banha, lembrando que o programa também pode ajudar idosos que sofrem do Mal de Alzheimer e se percam de seus parentes. Ele pode ser utilizado em locais de grande concentração pública como shoppings, hipermercados, rodoviárias, parques de diversões, centros de eventos e exposições, estádios, ginásios esportivos e universidades.

O programa funcionará por meio de um aplicativo no smartphone. Cada estabelecimento que se enquadra neste sistema recebe um kit do CAD contendo adesivos informando que ele faz parte da rede protetiva do projeto, além de um vídeo para treinamento dos funcionários e um cartaz com protocolo de busca de CAD.

O procedimento básico é simples: basta que os pais ou parentes, todas às vezes, que entrarem nesses locais de grande fluxo, façam uma fotografia de seus filhos ou de pessoas que os acompanhem e que não estejam em pleno gozo de suas faculdades mentais. Isto ajudará na visualização e reconhecimento em caso de sumiço.

Uma mãe ou pai que dê por falta de seu filho pode, imediatamente, avisar algum funcionário da segurança ou em alguma loja e informar o ocorrido, repassando a fotografia da pessoa sumida. O funcionário então ativará o Código com a foto e todos os agentes de segurança e funcionários a receberão via aplicativo de smartphone. "O sistema é ágil. Além disso, também poderão ser instalados monitores próximos às portas de saída, que mostrarão a imagem da criança com uma tarja piscante com o aviso de Criança Desaparecida, avise a Segurança", explica o parlamentar.



Edson De Britto  

Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1 - 2º andar, sala 10 - Vila Nova, Santos - SP

(13) 3219-6419

Álbum de Fotos