Aparelho pode ser usado no verão

Objetivo é combater a dengue

Para reforçar as ações que a prefeitura de Santos realiza ao longo do ano no combate à dengue, o vereador professor Kenny (DEM) indicou na última epidemia que o poder executivo use para vistoriar telhados, caixas d'água, piscinas de casas e prédios desocupados ou abandonados um Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecido como VANT.

Kenny tomou esta iniciativa após assistir os testes com um modelo da Universidade Santa Cecília chamado Albatross. O veículo é de baixíssimo custo, de pequeno porte e tem uma câmera acoplada na parte de baixo, podendo enviar imagens ao operador remotamente.

Quando estiver em uso, a cidade poderá evitar casos como o da Rua Bolívar, onde 10 pessoas contraíram o vírus pela demora de autorização da justiça para vistoriar um imóvel desocupado, que era o foco da doença naquela localidade. “Se o VANT tivesse sido usado, esta autorização poderia ter sido obtida com muito mais agilidade”, explica Kenny.

Como habitual, o vereador professor Kenny realizou reuniões periódicas com autoridades de Saúde e com técnicos do aparelho para viabilizar a utilização do veículo neste verão.

“Imóveis de veraneio ou terrenos ficam fechados por um longo período, dificultando o trabalho dos agentes de combate aos focos do mosquito, colocando em risco os moradores da vizinhança, e o Albatross pode mudar esta realidade”, finalizou Kenny.

Assessoria do vereador Kenny Mendes
professorkenny@camaradesantos.sp.gov.br