Alzheimer e Parkinson: tratamento e diagnóstico geram requerimento

Vereador quer saber se existem protocolos nas unidades de saúde

1 curtiu

O vereador Sandoval Soares (PSDB) apresentou na sessão da segunda-feira (dia 25 de fevereiro) requerimento solicitando dados sobre diagnóstico e tratamento das doenças de Parkinson e Alzheimer. O último censo do IBGE constatou 80.353 pessoas com idade acima de 60 anos na cidade de Santos. O equivalente a 19,1% da população, média superior aos índices estadual e nacional. Já o número de munícipes acima de 80 anos é 14.373.

Diante das informações do IBGE e do anúncio de um Centro de Referência do Idoso (CRI), o vereador busca informações sobre a existência de protocolos específicos, em unidades básicas de atendimento e prontos-socorros, aplicados em casos de suspeita de doenças degenerativas. Além disso, Sandoval pergunta, em caso de diagnóstico positivo, qual o encaminhamento dado ao paciente, se o município propicia orientação psicossocial e acompanhamento da família e, caso haja, pede os dados estatísticos referentes ao número de diagnósticos de doenças neurodegenerativas. O vereador é membro da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Idoso.

Assessoria de comunicação do vereador Sandoval Soares
Catharina Apolinário (13) 7826-5955 / ID 117*1719