Agentes comunitários de Saúde ameaçam parar

Categoria tem dúvidas sobre salários

Na noite desta terça-feira (dia 26 de março), o gabinete itinerante do vereador Douglas Gonçalves (DEM) visitou a reunião dos Agentes Comunitários de Saúde de Santos, na Zona Noroeste. No local cerca de 100 profissionais tentavam obter respostas sobre os valores repassados. De acordo com representantes do sindicato da categoria (Sindicomunitario), o Ministério da Saúde libera verba para o pagamento dos salários. Antes de chegar ao trabalhador, o dinheiro passa pela Prefeitura, que repassa à Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação (Asppe), uma organização não governamental.

Único representante do Legislativo no encontro, Douglas Gonçalves foi informado que o valor pago atualmente para cada agente é de R$ 650,00 mensais. Mas, de acordo com a portaria nº 260, de 21 de fevereiro de 2013, o valor fixado é de R$ 950,00 mensais.

Irritados, alguns agentes ameaçaram paralisar os serviços, mas, foram convencidos pelo presidente do sindicato, José Roberto Prebill, a esperar por respostas da Prefeitura. O sindicalista informou ao vereador Douglas Gonçalves que as conversas sobre o repasse correto dos salários foram retomadas com a atual administração.

“Como vereador estou aqui para buscar estas respostas. Vou conversar com os responsáveis do Executivo e saber detalhes desse repasse. É desta forma que vou ajudar os agentes que não podem ficar sem respostas e sem direitos e até quarta-feira (dia 3 de abril) tentarei trazer novidades.”, se comprometeu o líder do DEM na Câmara de Santos.

“Nossa cidade tem 228 agentes comunitários de saúde que trabalham diariamente ajudando de maneira eficaz na aproximação das famílias e unidades municipais de saúde. Os agentes, obrigatoriamente, moram no bairro onde atuam. Eles fazem uma análise detalhada dos problemas que devem ser atendidos prioritariamente. Pela importância e dedicação, não podem ficar sem posicionamento dos órgãos responsáveis.”, finalizou o vereador.

Reivindicações da categoria
No encontro, Douglas Gonçalves conversou com alguns agentes que ainda reivindicam inclusão de insalubridade, o fim do desvio de função e a equiparação salarial com o agente de controle de vetor, que atua no combate a dengue. “Foi muito bom esse contato com os agentes. Vou tomando conhecimento dos objetivos da categoria e auxiliando dentro de minhas possibilidades como representante da população na Câmara de Santos”, avisou Douglas.

Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293