75 anos da Associação dos Advogados

Vereador Banha faz homenagem

Curtir
A Associação dos Advogados de Santos (AAS) foi homenageada na Câmara Municipal de Santos pela passagem de seu 75º Aniversário de Fundação. Embora, a data oficial seja 14 de julho, as comemorações foram realizadas na noite de quarta-feira (27/09), reunindo profissionais da área, autoridades e convidados. O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim fez a homenagem e o discurso de saudação.

Banha relatou um breve histórico da Associação e ressaltou a importância da entidade que tem por objetivo fortalecer os direitos, interesses e prerrogativas dos advogados, além de estimular a cultura e o estudo de assuntos jurídicos. “É com prazer e orgulho que nesta Casa de Leis possamos homenagear os 75 anos de fundação da Associação, bem como enaltecer a laboriosa classe dos advogados que sempre primou pelos anseios de Justiça e Ordem Social no país e em nossa cidade”, disse o parlamentar, lembrando ainda de dois ícones, já falecidos, da área jurídica do Município: os advogados José Derosse de Oliveira e Ariosto Guimarães.

O presidente da AAS, Erike Marcos Nascimento de Oliveira, agradeceu ao Vereador Banha pela homenagem e lembrou também as promoções e os benefícios que entidade proporciona ao quadro associativo que reúne advogados, bachareis em Direito, juízes, promotores e estudantes de Direito.

“Nossa entidade promove também cursos, palestras, debates, conferências e publicações de interesse da área, além de vários eventos sociais, tais como atividades lúdicas e esportivas, jogos de lazer, jantares, churrascadas e festas temáticas, tanto na sede como na barraca de praia, servindo também como um ponto de encontro para a confraternização da categoria”, disse Erike.

Ao final da sessão solene, o Vereador Banha entregou uma placa alusiva aos 75 anos de fundação da AAS, ao presidente da instituição, Erike Marcos de Oliveira.

A solenidade contou com as presenças do secretário de Gestão, Carlos Teixeira Filho (Cacá); do presidente do Conselho Administrativo da AAS, Sergio Luiz Ursini; do presidente da OAB/Santos, Luís Fernando Afonso Rodrigues e Rodrigo Ferreira Lira (OAB).

História

A entidade foi criada em 14 de julho de 1943 por um grupo de 15 advogados  reunido na sede da Associação Predial,  no Centro da Cidade. A princípio denominado Clube dos Advogados, o nome foi alterado para Associação dos Advogados de Santos (AAS), atendendo a preferência da maioria dos fundadores reunidos em assembleia.

Funcionou em uma sala  do forum, instalada na Rua XV de Novembro. O primeiro presidente foi Albertino Moreira. Aos poucos, a entidade foi ganhando  novos sócios. Em 1960, a AAS adquiriu sua sede própria um suntuoso imóvel, na Rua Tolentino Filgueiras, 162, no Gonzaga, onde está instalada até hoje.

Assessoria de Comunicação – Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

Álbum de Fotos