Reinaldo Martins

Cultura, Educação, Saúde e Urbanismo - Um mandato pautado pela transformação da Câmara num pólo de debate de questões de interesse da comunidade, combatendo a burocracia e leis inócuas.

Compartilhe!

Curtir

Reinaldo Martins (PT)

Reinaldo Martins é professor de História formado pela USP em 1976, com pós graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Leciona dêsde 1973, tendo trabalhado em São Paulo, São Caetano e Osasco. Iniciou em cursos de Madureza, passando depois a cursos Supletivos de 1o. e 2o. graus e finalmente a Pré-Vestibulares e 2º Grau regular.

Em Santos, leciona desde 1974. Passou pelo Curso Joaquim Nabuco, Colégio e Cursinho Decisão,  CEMETAL , Colégio Lusíada e EE Marquês de São Vicente.  Desde 1980 dá aulas no Universitas e desde 1983 no Curso Universitário, hoje COC-Universitário, tendo também lecionado no Anglo Vestibulares. Some-se ainda 2 anos no Objetivo de Itanhaém.

Sua participação política começou na Universidade e prosseguiu no apoio a movimentos de resistência e oposição à Ditadura.

Em 1987 participou da fundação do Diretório Municipal do PSB, tornando-se seu primeiro presidente.
Nessa condição foi um dos articuladores da Unidade Democrática e Popular (UDP) que levou à vitória de Telma de Souza nas eleições de 1988 para a Prefeitura de Santos.

Ocupou durante todo o mandato de Telma o cargo de Secretário de Cultura, com atuação que marcou o setor cultural rendendo-lhe avaliação muito positiva.

Exemplos da sua gestão na SECULT são o Cinearte- Posto 4, as Bibliotecas Silvério Fontes, na Zona Noroeste, a do Posto 6, a Hilda de Souza, no Centro, a de Bertioga (então distrito de Santos)e a Gibiteca no Posto 5.

Criou ainda a Hemeroteca Roldão Mendes Rosa, o Teatro Rosinha Mastrângelo e o Centro da Memória de Santos, posteriormente transformado em Fundação Arquivo e Memória (FAMS). O CONDEPASA e todo o início da política de preservação e revitalização do Patrimônio Histórico foram também fruto de sua gestão à frente da Secretaria de Cultura.

Além de uma programação cultural e artística de alto nível ao longo de toda a gestão, Reinaldo Martins resgatou também a Bienal de Artes Visuais de Santos, após 18 anos de desativação, e publicou uma Revista de Cultura chamada Artéria, inserida entre as melhores publicações do gênero.

Na gestão de David Capistrano coube a Reinaldo Martins a tarefa de implantar  e presidir a Fundação Arquivo e Memória de Santos .

Filiado ao PT concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, obtendo nas eleições de 2004 o total de 2199 votos, sendo o 4º. mais votado do PT e o 19º. no total de mais de 300 candidatos, passando assim a ocupar uma das 17 vagas de vereador da Câmara Municipal de Santos.

Nas eleições de 2008 tornou-se 1º. suplente da bancada do Partido dos Trabalhadores tendo substituído a Vereadora Telma de Souza em duas ocasiões e agora, definitivamente, em função de sua eleição para o cargo de Deputada Estadual.

Telefones: 3219-3888 - 3211-4100 (ramais 4115 e 4182)
e-mail: reinaldo.martins@camarasantos.sp.gov.br 

reinaldomartins@professorreinaldo.com.br