3ª Semana da Cultura Caiçara cresce a cada ano

Iniciada em 2014, a programação deste ano contou com 70 atividades

A 3ª Semana da Cultura Caiçara terminou no dia 21 de março, cumprindo o papel de realizar as atividades culturais, esportivas, educativas e até de integração entre as comunidades do Caruara e Ilha Diana, que hoje trabalham para instituir a atividade do turismo de base comunitária. O intercâmbio entre as comunidades foi realizado pela Secretaria de Turismo.

Criada através da lei 2.920/2013, de autoria do vereador Sandoval Soares (PSDB), e realizada com recursos garantidos através de emenda parlamentar, a semana ofereceu este ano mais de 70 atividades espalhadas por toda a acidade, da Zona Noroeste à Área Continental de Santos.  As atividades foram propostas por diversos atores sociais, desde o poder público municipal até empresas privadas e organizações sociais.

"Vemos crescer a semana caiçara quando percebemos que ela acontece em diversos lugares e independe da condução do poder público. Isto está acontecendo, as pessoas estão se empoderando desta, que é uma semana para a população santista", afirma Sandoval. Oficinas Culturais Pagu, SESC Santos, Engenho dos Erasmos, Restaurante Oca, Restaurante Escola Estação Bistrô e Pizzaria 7ª Avenida (em parceria com Caiçara Homebrew) realizaram atividades independentes, mas que somaram à programação da semana.

Destacou-se a 2ª Remada Caiçara, com saída da sede náutica de Santos, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, que este ano teve à frente dos canoistas uma canoa caiçara de verdade, doação à Associação Caiçara de Canoagem pelo pesquisador Eduardo Tambor, de Cananéia.

As atividades gastronômicas deram sabor aos festejos, com a preparação de pizza de taioba até o delicioso azul-marinho, no Bar e Restaurante da Ilha Diana. No Caruara, o TBC oferece a salada Quilombola como parte de menu para o almoço dos visitantes da Ilha Diana, sem contar o peixe e o camarão.

Com abertura realizada no SESC Santos, a programação iniciou no dia 15 de março e terminou nesta segunda (21). No sábado, a concha acústica recebeu contação de histórias e apresentações musicais, e a orla da praia foi invadida por um belíssimo Festival de Castelo de Areia. Já no domingo, a Casa da Frontaria Azulejada recebeu a 3ª Mostra de Arte Contemporânea Caiçara.

A Semana da Cultura Caiçara visa resgatar a cultura tradicional e trazer aos cidadãos santistas a reflexão sobre sua ancestralidade e sobre as relações que ainda existem entre a tradição e a contemporaneidade caiçara.

Catharina Apolinário
Assessoria de comunicação