25 novos desfibriladores

Equipamentos estão previstos em emenda

O vereador Evaldo Stanislau (PT) teve acatada emenda ao Orçamento de Santos para 2014 no valor de R$ 186 mil, visando a compra de 25 desfibriladores. Os equipamentos são fundamentais para atendimento de urgência a vítimas de paradas cardíacas.

Pela proposta, estes desfibriladores ficarão em locais públicos de grande fluxo de pessoas, como as praias e os parques municipais. Seu uso ficará a cargo de profissionais capacitados do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

A disponibilização dos equipamentos vai ao encontro do Projeto de Lei Complementar 10/2013 de autoria do parlamentar, que é presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos. A proposta inclui na Lei Complementar 658/09, já em vigor, aqueles profissionais que poderão operar os desfibriladores.

Na legislação em vigência, fica determinado que estes aparelhos deverão estar disponíveis em locais privados de uso público, como shopping centers e hipermercados, além de postos de salvamento das praias e nos parques municipais.

“A obrigação legal existe na teoria, mas na prática os próprios estabelecimentos públicos municipais não cumprem a exigência. Com a destinação deste recurso, a ideia é corrigir esta distorção e garantir melhores condições de atendimento àquelas pessoas que sofram uma parada cardíaca”, argumenta o vereador Evaldo Stanislau.

No Brasil, 800 pessoas morrem diariamente, vítimas de moléstias das artérias coronárias. Em 90% dos casos, o problema é causado por alteração no ritmo do coração, exigindo que o paciente receba choque elétrico, por meio do desfibrilador.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco e Lane Valiengo