NÃO APAGUE!

Compartilhe!

Curtir

Telma de Souza (PT)

Mãe de dois filhos e filha de políticos santistas, o ex-vereador João Inácio de Souza (o Joãozinho do Instituto) e a ex-vereadora Hilda de Souza, Telma de Souza tem quase três décadas de atuação pública na cidade de Santos e na região da Baixada Santista. Pedagoga e advogada formada pela UniSantos - Universidade Católica de Santos, pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC/SP, com extensão universitária na London University e estágios em Munique (Alemanha) e em Londres (Inglaterra), Telma iniciou sua trajetória política no movimento pela anistia e nas lutas dos professores na Baixada Santista, sendo uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores.

Eleita vereadora de Santos em 1982, deputada estadual em 1986, prefeita de Santos em 1989 e deputada federal em 1994, cargo para o qual foi em 1998 e 2002, Telma, tanto em sua atuação no Legislativo quanto no Executivo, sempre retribuiu a confiança dos milhares de eleitores que lhe deram seu voto.

Sua gestão frente à Prefeitura santista entrou para a história de Santos como marco das grandes e importantes transformações que a cidade viveu nas últimas duas décadas, preparando-a para enfrentar os desafios do novo século. Criou as policlínicas, os programas de saúde mental, de combate à Aids e de atenção à terceira idade e aos jovens. Deu início à recuperação do nosso patrimônio histórico, incrementou o turismo, devolveu a balneabilidade às nossas praias. Resgatou o pioneirismo cultural de Santos, defendeu o nosso porto e lutou pelos empregos da nossa cidade. Seu governo uniu Santos, atuando na Orla, na Zona Leste e, com carinho especial, nos Morros e na Zona Noroeste. Por isso, concluiu sua administração com 97% da aprovação popular.

Na Câmara dos Deputados, se tornou uma das mais ativas parlamentares na defesa de programas sociais e na luta pelos interesses na Baixada Santista. Exerceu, entre outras várias funções, a coordenação da Frente Parlamentar em HIV/Aids, a presidência da Subcomissão dos Portos e Aeroportos e integrou a coordenação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Brasília, deu seqüência a uma batalha, iniciada de forma solitária em 2000, para trazer para Santos o Escritório de Negócios da Petrobras, essencial para que a cidade e a região usufruíssem do crescimento econômico e dos milhares de empregos gerados pela exploração das reservas de gás e petróleo da Bacia de Santos.

Em 2007, após retornar à vida acadêmica, dedicando-se à conclusão de seu mestrado em Saúde Pública e dando aulas em faculdades da região, Telma foi uma das idealizadoras e fundadoras do Instituto de Políticas Públicas da Baixada Santista (IBS), espaço destinado a promover o debate e a sugestão de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida na região, tornando-se a primeira presidente da entidade e mantendo atuação constante junto a diversos segmentos da comunidade dedicados à promoção da cidadania.

Em 2008, Telma volta para a Câmara de Santos, onde tudo começou, com a maior votação da história da cidade: 20.631 votos (8,47% dos votos válidos). Percentualmente, uma das vereadoras mais votadas do país. Aqui, Telma quer incentivar o debate sobre o futuro de Santos e também propor projetos e iniciativas que ajudem a cidade a aproveitar todo o seu potencial de crescimento, seja no setor econômico, com a exploração do gás e do petróleo e expansão do porto, seja no setor cultural e turístico, como, por exemplo, a sua proposta da organização de um grande movimento para que Santos seja uma das subsedes da Copa de 2014.

Profissão: Pedadoga
Partido Político: PT
Assessores:
Telefones:
Fax:
e-mails
:
telma@redetelma.com.br / telma@camarasantos.sp.gov.br
Site: www.redetelma.com.br
Blog: www.redetelma.com.br/blog