Bruno Orlandi em 2 anos de mandato

Prestação de contas destaca as ações do vereador

Compartilhe!

2 curtiram
Em dois anos de mandato, o vereador Bruno Orlandi encerra 2018 com mais de 1.000 trabalhos apresentados no plenário da Câmara Municipal de Santos.
 
“Graças à participação de vocês, que nos enviam mensagens ou entram em contato conosco através das redes sociais, por telefone ou pessoalmente no gabinete, estamos chegando ao fim de 2018 com mais de mil trabalhos apresentados em plenário”, comemora Bruno Orlandi.
 
“Já são dois anos de mandato colaborativo e, graças ao apoio da população, denúncias foram transformadas em projetos de lei, requerimentos e indicações ao Poder Executivo”, explica o parlamentar.
 
Clique e assista ao vídeo
 
Projetos de Lei 
 
Em dois anos de trabalho na Câmara de Santos, 17 projetos de lei foram apresentados por Bruno Orlandi. Ações importantes envolvendo incentivo à cultura e o estímulo à doação de órgãos merecem destaque.  Além disso, foi aprovado também o projeto de lei que concede poderes aos advogados para autenticar cópias reprográficas nos processos administrativos do município. 
 
“Nosso Código de Processo Civil já permite que os advogados atestem a autenticidade de documentos utilizados nos processos judiciais. Agora, poderemos levar essa economia e agilidade aos processos que correm nas repartições públicas municipais”, explica o vereador Bruno Orlandi. 
 
 
Fiscalização
 
Com a colaboração dos munícipes, muitas denúncias de problemas na cidade chegam ao gabinete.  Assim, foi possível fiscalizar e cobrar providências do Executivo com muito mais agilidade.
 
Em 2018, a população pode acompanhar o #MeRepresenta, ações de fiscalização em inúmeros bairros da cidade. “Eu acredito que o vereador precisa sair do gabinete e ouvir a população também nas ruas”, diz Bruno Orlandi.
 
CET
 
A reforma da Praça Belmiro Ribeiro, na Avenida Ana Costa, foi uma enorme conquista para os santistas. Após várias indicações e requerimentos apresentados em plenário, hoje funciona novamente no local a “Minicidade do Trânsito”, projeto que leva educação no trânsito para crianças de qualquer escola do município.
 
Lata Velha
 
Além disso, 52 requerimentos foram apresentados à CET pelo vereador Bruno Orlandi pedindo a retirada de veículos abandonados pelas ruas de Santos. “Um veículo parado há mais de sete dias no mesmo local já pode ser considerado abandonado pela CET. Temos observado, no entanto, carros parados no mesmo local há meses e nada foi feito.”
 
O parlamentar, que realizou uma fiscalização na Ponta da Praia, afirma que há, inclusive, carros abandonados armazenando lixo próximo a escolas municipais no bairro. “Não se trata só de ocupar uma vaga de estacionamento. Nesse caso, virou um risco para a saúde pública”.
 
Emendas Parlamentares
 
Em 2018, foram realizadas 19 indicações de emendas parlamentares ao Orçamento. “Destinamos cerca de 700 mil reais para entidades que cuidam dos santistas por meio do esporte, da saúde, da educação e da segurança”, comemora o vereador. 
 
Sistema Anchieta-Imigrantes
 
O descaso e o desrespeito da Ecovias com relação aos motoristas da Baixada Santista receberam um grande destaque nesses primeiros dois anos de mandato. Operação Comboio, Operação Subida e fretados foram alguns dos temas debatidos nesse período. Duas audiências públicas já foram realizadas.
 
Presidente da CEV, Comissão Especial de Vereadores, que trata do Sistema Anchieta-Imigrantes na Câmara Municipal de Santos, Bruno Orlandi comemorou as modificações anunciadas em 2018 pela Ecovias na implantação da Operação Comboio, uma das primeiras vitórias da comissão.
 
Hoje, os veículos de passeio não ficam mais retidos na praça de pedágio quando não houver neblina na Imigrantes. “Trata-se uma luta que já dura um ano e meio. A Comissão solicitou à Ecovias um novo ponto de retenção quando houvesse cerração somente na Interligação e fomos atendidos. É uma vitória da Casa que beneficia todos os motoristas da Baixada Santista. Vamos agora fiscalizar se o novo modelo está funcionando”.
 
Descentralização do Porto
 
Em 2018, foi instalada na Câmara uma Comissão Especial de Vereadores para lutar por mudanças na gestão do Porto de Santos. A iniciativa foi do vereador Bruno Orlandi, que assumiu a presidência da CEV.
 
Uma audiência pública discutiu o assunto na Câmara e reuniu cerca de 200 pessoas. O encontro resultou no envio de um ofício aos presidenciáveis à época, que pedia: 
1) Gestão descentralizada do Porto; 
2) Cargos de direção da Autoridade Portuária ocupados obrigatoriamente por técnicos qualificados, com autonomia na gestão;  
3) Garantia de participação dos trabalhadores portuários na administração do complexo santista. 
 
O documento foi assinado por autoridades, representantes dos trabalhadores portuários e representantes da sociedade civil.
 
“Hoje, nem Estado e nem município têm poder de decisão sobre esse porto que tanto influencia o dia a dia dos nossos moradores e trabalhadores”, afirma o parlamentar. 
 
“Até hoje, por exemplo, o Governo Federal não destinou recursos para a reformulação da entrada de Santos, que é a principal via de movimentação de cargas com destino ao cais santista. Como a União não entendeu até hoje a importância desta obra como um investimento logístico para o Brasil? As prioridades seriam outras, caso o município tivesse gestão do complexo portuário. A revitalização dos Armazéns 1 ao 8 e a concretização do projeto Porto-Valongo certamente já teriam saído do papel se a palavra final não viesse da União”, exemplifica.
 
Em 2019, Bruno Orlandi continuará seu trabalho de fiscalização nos bairros, indo às ruas e ouvindo a população. “Espero continuar contando com a colaboração de todos os munícipes para que, juntos, possamos viver e trabalhar numa cidade cada vez melhor”, completa o vereador. 
 
 
Assessoria de Imprensa vereador Bruno Orlandi
Lídia Nardi: (13) 99145-0135
3211-4180/3211-4183
imprensa@brunoorlandi.com.br

Álbum de Fotos