Veículos adaptados que acomodem cadeiras de rodas são apresentados ao presidente da CET

Parlamentar solicita cumprimento de Decreto

Curtir

O Decreto 5296/2004 prevê que sejam adaptados todas as vans para atender pessoas com dificuldades locomotoras, porém em Santos não se encontram esses veículos. Para saber os motivos do não cumprimento do decreto, o vereador Arlindo Barros esteve reunido com o presidente da CET, Rogério Crantschaninov e o presidente da Associação das Vans dos Morros, José Carlos da Silva para saber o prazo em que serão inseridos nas ruas essas vans.

Barros explicou que os morros merecem uma atenção especial em função de suas características. Subidas e descidas acentuadas, ruas muito estreitas, problemas com drenagem de água, só para citar alguns "São situações do dia-a-dia de quem vive nos morros que merecem uma solução especial que possa assegurar não só a acessibilidade, mas principalmente, a segurança das pessoas com dificuldades de locomoção". Outra questão comentada pelo presidente da Associação de Vans dos Morros é o aumento crescente do transito de veículos nos morros "Juntando com as ruas estreitas pode causar acidentes não só para as pessoas com dificuldades de locomoção, mas para todos que por lá transitam", entende José Carlos.

O Presidente da CET apresentou um estudo que todo esse processo de embarque e desembarque com cadeira de rodas nos coletivos (sendo ônibus ou vans), leva de 15 a 20 minutos e que apenas 30 usuários usam o sistema de plataforma para acesso com cadeira de roda em toda a cidade por mês. "Mas isso não significa que a adequação não deverá ser feita".

Uma alternativa apresentada pelo vereador seria implantar nos morros veículos adaptados que acomodem cadeiras de rodas, com piso que rebaixa, além de bancos giratórios como acontece em São Paulo. "Mas para isso é necessário cadastramento prévio e prevê um número telefônico especial para atendimento".

Wilson Soares - Assessor de imprensa - MTB. 43.216
(13) 9704-4470.