Serviço de atendimento aos portadores com dificudades de locomoção é apresentado

Parlamentar garante acessibilidade nos morros

O vereador Arlindo Barros (PSDB) solicitou ao Executivo a criação de um serviço de atendimento aos portadores de dificuldades de locomoção residentes nos morros de Santos. O atendimento seria através do sistema 0800, com veículos especialmente adaptados.

O pedido, baseado no Decreto 5296/2004 da Legislação Federal,  informa que os serviços de transporte coletivo urbano devem priorizar o embarque e desembarque dos usuários residentes nas regiões dos morros, em pelo menos um dos acessos do veículo, para atender as pessoas com dificuldades motoras.

Atualmente ,70% dos ônibus de Santos estão adaptados. Assim como os ônibus, as vans que têm concessão para o transporte publico e circulam nos morros, também precisam se adaptar. Mas estas regiões merecem atenção especial, em função de suas características. Subidas e descidas acentuadas, ruas estreitas, problemas com drenagem de água, principalmente em dias de fortes chuvas são as principais dificuldades do local. "São situações do dia-a-dia de quem vive nos morros e que merecem, não a acessibilidade, mas principalmente a segurança das pessoas com dificuldades de locomoção. Situações que muitas vezes as  impedem de saírem de suas casas e terem uma vida digna", diz Barros.

Para o vereador, o Decreto 5296/2004 é positivo, mas não vai funcionar corretamente para quem reside nos morros. "Podemos prever que aumentará o número de acidentes a partir do momento em que o motorista da van tenha que parar o seu veiculo para o embarque e desembarque dos usuários em ruas niveladas. Imagine o veículo parado em posição íngreme, enquanto o motorista busca colocar o cadeirante na van?".

Por isso, a solução apresentada pelo vereador seria o serviço de atendimento via 0800, com veículos adaptados,através de cadastramento prévio. "Assim, o serviço funcionaria de maneira correta, facilitando tanto os motoristas, quanto os usuários", explica o parlamentar.

Wilson Soares - Assessor de imprensa.
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470.
Site: www.arlindobarros.com.br // Twitter: http://twitter.com/arlindobarros_
Facebook: https://www.facebook.com/arlindobarros