Saiba o que faz o procurador na Câmara Municipal de Santos

Dra. Rita de Kassia indica a área e diz que a força de vontade é necessária para a profissão

1 curtiu

Riso fácil e disposição para o trabalho são as características da Dra Rita de Kassia, procuradora da Câmara Municipal de Santos. A profissional sempre sonhou em cursar direito e exercer a área, depois de muito estudo e dedicação, hoje se sente realizada: alcançou o  sucesso profissional e a alegria de trabalhar no que gosta. Junto com ela trabalham mais dois procuradores: a chefe, Dra. Maria Elisa e o Dr. Eduardo Reis. O foco é cuidar dos processos jurídicos que representam os vereadores e a população.

Segundo Rita, na carreira de procurador não existe 'hierarquia', mas competências e atribuições. Ela explica que o procurador do município atua na Fazenda Pública Municipal para a Prefeitura; o procurador da Câmara Municipal tem participação dentro do Poder Legislativo e o procurador do Estado trabalha para o Governo do Estado. Uma curiosidade é que na Assembleia Legislativa também tem procurador do legislativo.

A advogada lembra que dia 22 de março terá a prova do concurso público que irá selecionar mais dois procuradores para fazer parte da procuradoria do legislativo santista. Para ela, será uma honra aumentar a equipe. “Trabalho em grupo, parceria e motivação são aspectos de um excelente desenvolvimento profissional”, destaca a procuradora.

O que faz um procurador na Câmara Municipal?

Na Câmara o procurador faz assessoria jurídica do órgão. Desde os pareceres dos projetos de leis, processos legislativos até os processos de licitação.

Quais são as etapas para chegar ao cargo de procurador?

Primeiro concluir a faculdade de Direito, depois conseguir passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), depois estudar muito e não desistir até ser aprovado no concurso público.

Conte um pouco sobre a sua experiência profissional

Quando me formei, prestei o exame da Ordem e comecei a atuar como advogada depois disso,  fui assessora jurídica, procuradora municipal em outras prefeituras e hoje sou procuradora do legislativo santista.

Na sua opinião, quais as qualificações de um bom procurador?

Muito estudo e aprimoramento para estar sempre atualizado com as Leis. Um bom procurador tem que estudar todos os dias, o profissional deve ser bem antenado e ter força de vontade!

O que fez você escolher cursar Direito?

Sempre sonhei em fazer direito, desde muito pequena. Acredito que tive influências do meu irmão mais velho, Amauri J. da Silva, que ingressou na faculdade de direito quando eu tinha onze anos de idade. Naquela época, ele me levava para as aulas e foi ali que comecei a me interessar e me apaixonar pela área. Por isso, nunca tive dúvidas sobre o caminho a seguir.

Álbum de Fotos