Sadao Nakai (PSDB)

"Trabalho e dedicação fazem a toda a diferença"

Compartilhe!

2 curtiram

Eleito com 6.253 sufrágios, Sadao Nakai (PSDB) foi o vereador mais votado para representar a população de Santos, na legislatura 2013-2016, entre os 443 candidatos nas eleições 2012. Em seu segundo mandato consecutivo, o parlamentar foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara de Santos para o biênio 2013-2014, sendo o primeiro nikkey a assumir este posto na cidade. Em 2009, iniciou sua trajetória na Câmara, sendo eleito com 4.777 votos, maior votação entre os filiados do PSDB e o sexto mais votado entre os 301 candidatos nas eleições 2008.
 
No primeiro mandato, Sadao foi líder da bancada do PSDB na Câmara. O parlamentar apresentou 832 requerimentos, 72 indicações, 17 projetos de lei complementar, 15 projetos de lei, 11 projetos de decreto legislativo e 1 emenda à lei orgânica do município. Presidiu a Comissão Permanente de Esportes, criou a Comissão Especial de Vereadores (CEV) com a finalidade de acompanhar a desapropriação dos moradores próximos à Unifesp e a CEV do Plano Diretor. Conduziu junto com a Comissão Permanente de Políticas Urbanas, todas as 8 audiências públicas promovidas pela Câmara com o intuito de discutir e revisar as alterações feitas no Plano Diretor. Também participou das duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI) instaladas no Legislativo para apurar sérias denuncias contra a Guarda Municipal e a CET, que evidenciaram a necessidade de mais fiscalização dos atos do Executivo.
 
Entre as principais ações, apresentou o projeto Ficha Limpa para cargos em comissão do Executivo e Legislativo, proposta seguida pela Prefeitura desde janeiro de 2013. 
 
Meio Ambiente
Desde que assumiu o mandato, em 2008, Sadao vem batalhando pela diminuição da poluição ambiental provocada pela movimentação de grãos no Porto de Santos. Diversos estudos foram encaminhados ao Ministério Público, Codesp, Ibama e Cetesb evidenciando os impactos causados pelo embarque e desembarque dos grãos, visitas e reuniões com as autoridades, além de realização de audiências públicas sobre o tema.
 
Saúde
Outra luta travada pelo parlamentar, em razão dos problemas apresentados na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponta da Praia, é a reforma do equipamento, que atende um dos bairros mais populosos de Santos. Sadao coletou mais de três mil assinaturas pedindo reconstrução da UBS e ainda busca recursos para que a obra seja agilizada.
 
Mobilidade
A mobilidade urbana também foi um dos grandes temas debatidos pelo vereador. Sadao apresentou trabalhos na Câmara cobrando da Prefeitura melhorias no serviço de transporte coletivo, entre elas a ampliação da frota de ônibus nos finais de semana, a criação de mais corredores de ônibus, e a instalação de painéis eletrônicos e coberturas em todos os pontos de embarque e desembarque de passageiros. Além disso, o parlamentar cobrou explicações sobre o treinamento dos motoristas e quantidade de afastamentos destes profissionais que enfrentam rotina estressante.
 
Também defendeu a criação de linha de ônibus específica para atender os frequentadores das casas noturnas do Centro para evitar acidentes e cobrou informações sobre a falta de troco nos coletivos.
 
Comércio
Sadao atuou com dedicação aos pleitos dos feirantes. Integrou a Comissão Especial de Vereadores que trata das feiras livres, participando de audiências públicas, estabelecendo um diálogo com o Sindicato dos Feirantes, sugerindo projeto de lei para padronizar as feiras livres, a inclusão das feiras no material informativo dos pontos turísticos de Santos e unidade móvel do poupatempo nestes comércios.
 
Esporte
Na área esportiva, Sadao propôs a identificação dos torcedores nos estádios de futebol, a mesma lei aplicada em Curitiba, e indicou ao Executivo a instalação de academias ao ar livre em praças, parques e outros locais públicos, bem como para a prática do slackline. Durante dois anos, Sadao presidiu a Comissão Permanente de Esportes, apresentando requerimentos que cobravam da Prefeitura informações sobre os gastos com atletas de outras cidades para os Jogos Abertos, realizando audiência pública sobre o tema, e indicando a formação dos jovens pelo esporte nas escolas e clubes.
 
Educação
Na área educacional e cultural, Sadao propôs um roteiro cultural aos descendentes de imigrantes japoneses que visitam a cidade, indicando o Armazém XIV, local de chegada do navio Kasato Maru, o monumento do imigrante e o casarão da Associação Japonesa, na Rua Paraná. A mudança da estátua, hoje instalada na praia do José Menino e que simboliza a saga de um povo em busca de vida próspera no Brasil, foi inaugurada na praia do Boqueirão em 21 de junho de 1998. Com o esforço do parlamentar, em outubro de 2009, o monumento foi transferido para o Parque Roberto Mario Santini, e colocado próximo à obra da artista plástica Tomie Ohtake.
 
A retomada do intercâmbio educacional, cultural e tecnológico entre as cidades de Santos e Nagasaki foi outra vitória conquistada durante o mandato anterior, Sadao vem batalhando para a aproximar as duas cidades desde o início do mandato, em 2008, proposta mantida como promessa de campanha, e que culminou com a vinda do prefeito de Nagasaki, em agosto de 2012.
 
Presidência da Câmara
Presidente da Câmara pelo biênio 2013-2014, Sadao Nakai (PSDB) aposta na transparência e na comunicação para aproximar a população das decisões que ditam o rumo de Santos. Um de seus primeiros atos como presidente foi exigir ficha limpa dos funcionários que ocupam cargos de livre provimento.

 
Sadao acredita na evolução do município tendo uma Câmara independente e fiscalizadora em relação ao Executivo, mas convivendo com harmonia. “Nós estamos participando de um processo de governo em instituições independentes e que nós temos um objetivo em comum, que é o bem da cidade. Nós podemos ter independência, mas podemos ser harmônicos, dentro das nossas obrigações. E qual é nossa obrigação? Ajudar o governo, a cidade, a governar bem. Governar bem exige fazer todos os atos corretos. Inclusive fiscalizar corretamente”. 
 
História
Nascido e criado na Ponta da Praia, onde reside até hoje, Sadao Nakai tem 52 anos. É o filho mais velho de Jun e Tuyako Nakai, neto de Shiguejiro e Shime Nakai, e Kazuma e Mari Sakaguti. Casado há 30 anos, tem dois filhos. A vontade de lutar pela cidade, Sadao herdou dos pais e avós. Sua família foi obrigada a sair de Santos, em 1943, em função da guerra declarada pelo Brasil contra a Alemanha, a Itália e o Japão (Países do Eixo), considerados inimigos da pátria. Ficaram três anos longe, até que pudessem retornar a Santos.
 


 
Filho de pescador, aos nove anos começou a trabalhar no setor. Foi neste período também que passou a treinar judô e conseguiu ser campeão santista na categoria infantil. Com 17 anos, obteve a faixa preta na modalidade.
 
Na adolescência, Sadao trabalhou como feirante, atuou na pesca e foi escriturário bancário até chegar na faculdade de Propaganda e Marketing. Porém, no último ano do curso, com o nascimento do primeiro filho, teve que abandonar os estudos para poder sustentar a família.
 
No futebol amador, Sadao foi campeão juvenil pelo Brasil Futebol Clube, em 1977 e campeão santista de Futebol Varzeano, jogando pelo time Pescados Moura, em 1980. Iniciou a prática do jiu-jitsu em 1995, sendo campeão Paulista Master e Sênior. Assim como no judô, tornou-se faixa preta em jiu-jitsu, em 2001, tornando-se professor.
 
Em 1997, Sadao assumiu a gerência do Clube Estrela de Ouro, e, em 2001, a presidência, permanecendo à frente do Clube até março de 2013.
 
Durante anos, batalhou pela devolução (sob posse da União) do casarão pertencente à Associação Japonesa de Santos, instituição em que exerce a vice-presidência.

 

Partido Político: PSDB
Telefones: (13) 3219-3085 / 3211-4125 / 3211-4179
Site:
www.sadaonakai.com.br
email: sadaonakai@camarasantos.sp.gov.br

Facebook: https://m.facebook.com/profile.php?id=203121459712984&__user=1591633415

 

Álbum de Fotos