|
Eleito com 6.253 sufrágios, Sadao Nakai (PSDB) foi o vereador mais votado para representar a população de Santos, na legislatura 2013-2016, entre os 443 candidatos nas eleições 2012. Em seu segundo mandato consecutivo, o parlamentar foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara de Santos para o biênio 2013-2014, sendo o primeiro nikkey a assumir este posto na cidade. Em 2009, iniciou sua trajetória na Câmara, sendo eleito com 4.777 votos, maior votação entre os filiados do PSDB e o sexto mais votado entre os 301 candidatos nas eleições 2008.
No primeiro mandato, Sadao foi líder da bancada do PSDB na Câmara. O parlamentar apresentou 832 requerimentos, 72 indicações, 17 projetos de lei complementar, 15 projetos de lei, 11 projetos de decreto legislativo e 1 emenda à lei orgânica do município. Presidiu a Comissão Permanente de Esportes, criou a Comissão Especial de Vereadores (CEV) com a finalidade de acompanhar a desapropriação dos moradores próximos à Unifesp e a CEV do Plano Diretor. Conduziu junto com a Comissão Permanente de Políticas Urbanas, todas as 8 audiências públicas promovidas pela Câmara com o intuito de discutir e revisar as alterações feitas no Plano Diretor. Também participou das duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI) instaladas no Legislativo para apurar sérias denuncias contra a Guarda Municipal e a CET, que evidenciaram a necessidade de mais fiscalização dos atos do Executivo.
Entre as principais ações, apresentou o projeto Ficha Limpa para cargos em comissão do Executivo e Legislativo, proposta seguida pela Prefeitura desde janeiro de 2013.
Meio Ambiente
Desde que assumiu o mandato, em 2008, Sadao vem batalhando pela diminuição da poluição ambiental provocada pela movimentação de grãos no Porto de Santos. Diversos estudos foram encaminhados ao Ministério Público, Codesp, Ibama e Cetesb evidenciando os impactos causados pelo embarque e desembarque dos grãos, visitas e reuniões com as autoridades, além de realização de audiências públicas sobre o tema.
Saúde
Outra luta travada pelo parlamentar, em razão dos problemas apresentados na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponta da Praia, é a reforma do equipamento, que atende um dos bairros mais populosos de Santos. Sadao coletou mais de três mil assinaturas pedindo reconstrução da UBS e ainda busca recursos para que a obra seja agilizada.
Mobilidade
A mobilidade urbana também foi um dos grandes temas debatidos pelo vereador. Sadao apresentou trabalhos na Câmara cobrando da Prefeitura melhorias no serviço de transporte coletivo, entre elas a ampliação da frota de ônibus nos finais de semana, a criação de mais corredores de ônibus, e a instalação de painéis eletrônicos e coberturas em todos os pontos de embarque e desembarque de passageiros. Além disso, o parlamentar cobrou explicações sobre o treinamento dos motoristas e quantidade de afastamentos destes profissionais que enfrentam rotina estressante.
Também defendeu a criação de linha de ônibus específica para atender os frequentadores das casas noturnas do Centro para evitar acidentes e cobrou informações sobre a falta de troco nos coletivos.
Comércio
Sadao atuou com dedicação aos pleitos dos feirantes. Integrou a Comissão Especial de Vereadores que trata das feiras livres, participando de audiências públicas, estabelecendo um diálogo com o Sindicato dos Feirantes, sugerindo projeto de lei para padronizar as feiras livres, a inclusão das feiras no material informativo dos pontos turísticos de Santos e unidade móvel do poupatempo nestes comércios.
Esporte
Na área esportiva, Sadao propôs a identificação dos torcedores nos estádios de futebol, a mesma lei aplicada em Curitiba, e indicou ao Executivo a instalação de academias ao ar livre em praças, parques e outros locais públicos, bem como para a prática do slackline. Durante dois anos, Sadao presidiu a Comissão Permanente de Esportes, apresentando requerimentos que cobravam da Prefeitura informações sobre os gastos com atletas de outras cidades para os Jogos Abertos, realizando audiência pública sobre o tema, e indicando a formação dos jovens pelo esporte nas escolas e clubes.
Educação
Na área educacional e cultural, Sadao propôs um roteiro cultural aos descendentes de imigrantes japoneses que visitam a cidade, indicando o Armazém XIV, local de chegada do navio Kasato Maru, o monumento do imigrante e o casarão da Associação Japonesa, na Rua Paraná. A mudança da estátua, hoje instalada na praia do José Menino e que simboliza a saga de um povo em busca de vida próspera no Brasil, foi inaugurada na praia do Boqueirão em 21 de junho de 1998. Com o esforço do parlamentar, em outubro de 2009, o monumento foi transferido para o Parque Roberto Mario Santini, e colocado próximo à obra da artista plástica Tomie Ohtake.
A retomada do intercâmbio educacional, cultural e tecnológico entre as cidades de Santos e Nagasaki foi outra vitória conquistada durante o mandato anterior, Sadao vem batalhando para a aproximar as duas cidades desde o início do mandato, em 2008, proposta mantida como promessa de campanha, e que culminou com a vinda do prefeito de Nagasaki, em agosto de 2012.
Presidência da Câmara
Presidente da Câmara pelo biênio 2013-2014, Sadao Nakai (PSDB) aposta na transparência e na comunicação para aproximar a população das decisões que ditam o rumo de Santos. Um de seus primeiros atos como presidente foi exigir ficha limpa dos funcionários que ocupam cargos de livre provimento.
![]()
Sadao acredita na evolução do município tendo uma Câmara independente e fiscalizadora em relação ao Executivo, mas convivendo com harmonia. “Nós estamos participando de um processo de governo em instituições independentes e que nós temos um objetivo em comum, que é o bem da cidade. Nós podemos ter independência, mas podemos ser harmônicos, dentro das nossas obrigações. E qual é nossa obrigação? Ajudar o governo, a cidade, a governar bem. Governar bem exige fazer todos os atos corretos. Inclusive fiscalizar corretamente”.
História
Nascido e criado na Ponta da Praia, onde reside até hoje, Sadao Nakai tem 52 anos. É o filho mais velho de Jun e Tuyako Nakai, neto de Shiguejiro e Shime Nakai, e Kazuma e Mari Sakaguti. Casado há 30 anos, tem dois filhos. A vontade de lutar pela cidade, Sadao herdou dos pais e avós. Sua família foi obrigada a sair de Santos, em 1943, em função da guerra declarada pelo Brasil contra a Alemanha, a Itália e o Japão (Países do Eixo), considerados inimigos da pátria. Ficaram três anos longe, até que pudessem retornar a Santos.
![]()
Filho de pescador, aos nove anos começou a trabalhar no setor. Foi neste período também que passou a treinar judô e conseguiu ser campeão santista na categoria infantil. Com 17 anos, obteve a faixa preta na modalidade.
Na adolescência, Sadao trabalhou como feirante, atuou na pesca e foi escriturário bancário até chegar na faculdade de Propaganda e Marketing. Porém, no último ano do curso, com o nascimento do primeiro filho, teve que abandonar os estudos para poder sustentar a família.
No futebol amador, Sadao foi campeão juvenil pelo Brasil Futebol Clube, em 1977 e campeão santista de Futebol Varzeano, jogando pelo time Pescados Moura, em 1980. Iniciou a prática do jiu-jitsu em 1995, sendo campeão Paulista Master e Sênior. Assim como no judô, tornou-se faixa preta em jiu-jitsu, em 2001, tornando-se professor.
Em 1997, Sadao assumiu a gerência do Clube Estrela de Ouro, e, em 2001, a presidência, permanecendo à frente do Clube até março de 2013.
Durante anos, batalhou pela devolução (sob posse da União) do casarão pertencente à Associação Japonesa de Santos, instituição em que exerce a vice-presidência.
Partido Político: PSDB
|