A Câmara de Santos debateu em audiência pública na segunda-feira, 10 de novembro, políticas para coibir o uso de álcool e outras drogas, principalmente por crianças e adolescentes. Uma estratégia para o enfrentamento do problema foi apresentada pela Associação Coalizão Comunitária Santos sobre Drogas.
O presidente da Associação, Eustázio Alves Pereira Filho (psicólogo e ex-vice-prefeito de Santos), mostrou resultados de uma pesquisa realizada pela entidade no ano passado com alunos de escolas públicas de Santos, de 11 a 17 anos. Cerca de 30% dos estudantes entrevistados relataram ter usado algum tipo de droga ou consumido bebida alcoólica no mês anterior.
A estratégia da Coalizão Comunitária envolve a parceria entre o poder público e a sociedade civil, com foco na prevenção. Segundo Eustázio, a ideia é usar evidências científicas para promover a mobilização da sociedade em cada local onde se formam coalizões, a fim de reduzir o consumo de drogas e álcool entre crianças e adolescentes num prazo de dez anos.
"A prevenção precisa começar dentro de casa e ser reforçada na sala de aula", resumiu o vereador Rafael Pasquarelli (União), que integrou a mesa de debates da audiência.
Também participaram da mesa o delegado seccional de polícia, Rubens Barazal, o advogado Eder Brito e os vereadores Allison Sales (PL) e Rui De Rosis Jr. (PL), que propôs e conduziu a audiência.
Assista à íntegra da Audiência.