Parlamentar solicita explicação de nomes nas placas de ruas

Projeto "Placas do Rio" motivou iniciativa

Compartilhe!

Curtir

O vereador Arlindo Barros (PSDB) solicitou ao executivo a implantação da chamada "Placas do Rio" em Santos. O objetivo será esclarecer aos turistas e moradores da cidade quem são as personalidades que tem seus nomes nos logradouros públicos de forma simples e resumida.

Na cidade do Rio de Janeiro, desde março de 2012, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas está levantando a história e revisando a identificação de mais de cinco mil ruas do Rio. Até outubro, a equipe encarregada do projeto “Placas do Rio” terá de sintetizar o que descobriu de cada rua em textos de uma linha e meia (140 caracteres), no máximo, que serão acrescentados às placas públicas. "A ideia seria realizar uma parceria com alguma Universidade de Santos para que fizesse o serviço de pesquisa dos nomes das ruas", diz o vereador.

O custo da implantação das placas seria através de licitação pública, como no Rio, evitando gastos aos cofres públicos. "Para o turista que vem a cidade e aos próprios santistas acho importante divulgar nas placas das ruas, detalhes das personalidades que hoje fazem parte da cidade, através dos seus nomes nas ruas, avenidas, praças, parques, entre outros", explica Barros.

Assessoria do Vereador Arlindo Barros